Redesenhando a Gestão do Tempo Pedagógico da Aula: Desdobramentos, Desafios e Possibilidades / Redesigning the Pedagogical Class Time Management: Development, Challenges and Possibilities
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2319Palavras-chave:
Redesenho, Tempo Pedagógico, Ensino Médio.Resumo
As críticas às escolas trazem ao docente o desafio de reinventar-se para que a função do professor encontre-se em sentido e valor, atuando como mediador na promoção do equilíbrio do ensino e aprendizagem. As questões norteadoras dessa pesquisa foram: a) Como os professores planejam a gestão do tempo pedagógico de aula na perspectiva de melhoria de aprendizagem? b) Quais desafios apresentam os professores quanto ao redesenho da gestão do seu tempo pedagógico de aula? e c) Quais sugestões apontam os professores para melhorias do redesenho do tempo pedagógico de aula? Nosso objetivo geral nesta pesquisa foi investigar o redesenho do tempo pedagógico de aula do Ensino Médio de um Colégio Jesuíta, a partir do discurso docente quanto à execução, desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem discente. Mais especificamente pretendemos: a) Analisar como os professores planejam a gestão do tempo pedagógico de aula na perspectiva da melhoria de aprendizagem discente; b) Identificar os desafios apresentados pelos professores para o redesenho do tempo pedagógico da aula no Ensino Médio e c) Apresentar as sugestões apontadas pelos professores para a melhoria do projeto do redesenho do tempo pedagógico de aula. Nossa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde o método escolhido foi o Estudo de Caso. Nesse primeiro momento trabalhamos apenas com a coleta de documentos como instrumento de pesquisa. Assumir o redesenho do tempo de aula, pelas análises preliminares do planejamento e plano de aulas, nos levaram a observar que a resignificação desse ato e instrumento citado proporcionou também que o professor passasse a refletir sobre sua prática de forma a proporcionar ao aluno assumir o protagonismo de sua aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/753. Acesso em: 26 Fev. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico/elaboração Ignez Pinto Navarro et al. Brasília: MEC, SEB, 2004.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 2010.
DEUS, Adélia Meireles de; CUNHA, Djanira do Espírito Santo Lopes e MACIEL, Emanoela Moreira. Estudo de Caso na Pesquisa Qualitativa em Educação: uma Metodologia. [online]. Disponível na Internet via WWW. URL: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_14.pdf
FABRIS, Elí Henn; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Processos de fabricação da docência inovadora em um programa de formação inicial brasileiro. Revista Pedagogía y Saberes, n.39, p. 49-60, 2013. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/2624/2411. Acesso em: 28 Mar. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores prévios e aprendizagem significativa, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESport.pdf. Acesso em: 28 Mar. 2019.
RJE, Rede Jesuíta de Educação. Projeto Educativo Comum (PEC). Rio de Janeiro, RJ, 2016.
RODRIGUES, Ernaldina Sousa Silva. A Organização do Tempo Pedagógico no Trabalho Docente: Relações Entre o Prescrito e o Realizado. 2009. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação - UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, 2009.
SILVEIRA, Cassio Ajus da. A influência da organização do tempo e espaço escolar no processo ensino aprendizagem – uma abordagem inovadora. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_ped_pdp_cassio_ajus_da_silveira.pdf. Acesso em: 18 Abr. 2019.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.