Redesenhando a Gestão do Tempo Pedagógico da Aula: Desdobramentos, Desafios e Possibilidades / Redesigning the Pedagogical Class Time Management: Development, Challenges and Possibilities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2319

Palavras-chave:

Redesenho, Tempo Pedagógico, Ensino Médio.

Resumo

As críticas às escolas trazem ao docente o desafio de reinventar-se para que a função do professor encontre-se em sentido e valor, atuando como mediador na promoção do equilíbrio do ensino e aprendizagem. As questões norteadoras dessa pesquisa foram: a) Como os professores planejam a gestão do tempo pedagógico de aula na perspectiva de melhoria de aprendizagem? b) Quais desafios apresentam os professores quanto ao redesenho da gestão do seu tempo pedagógico de aula? e c) Quais sugestões apontam os professores para melhorias do redesenho do tempo pedagógico de aula? Nosso objetivo geral nesta pesquisa foi investigar o redesenho do tempo pedagógico de aula do Ensino Médio de um Colégio Jesuíta, a partir do discurso docente quanto à execução, desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem discente. Mais especificamente pretendemos: a) Analisar como os professores planejam a gestão do tempo pedagógico de aula na perspectiva da melhoria de aprendizagem discente; b) Identificar os desafios apresentados pelos professores para o redesenho do tempo pedagógico da aula no Ensino Médio e c) Apresentar as sugestões apontadas pelos professores para a melhoria do projeto do redesenho do tempo pedagógico de aula. Nossa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde o método escolhido foi o Estudo de Caso. Nesse primeiro momento trabalhamos apenas com a coleta de documentos como instrumento de pesquisa. Assumir o redesenho do tempo de aula, pelas análises preliminares do planejamento e plano de aulas, nos levaram a observar que a resignificação desse ato e instrumento citado proporcionou também que o professor passasse a refletir sobre sua prática de forma a proporcionar ao aluno assumir o protagonismo de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Marconcio Targino de Moura, Faculdade das Américas - FADAM

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho da Regional VI. Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade das Américas - FADAM e da Faculdade de Gestão e Negócios - FGN. Tem experiência na área de Educação, atuando em cursos de formação de professores e assessoria pedagógica, principalmente nas seguintes áreas: Avaliação, Planejamento, Metodologia do Ensino de Ciências, Pesquisa Educacional, Formação de Professores e Estágio de Docência.

Albanisa Gomes de Moura Carvalho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS. Atualmente é diretora geral - Colégio Santo Inácio.

Maria Auxiliadora Cavalcante Ventura Sá, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (1998). Especialização na Direção Constitucional da Faculdade de Damásio. Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente, o coordenador pedagógico - Colégio Santo Inácio.

Kemilly Mendonça Maciel Ventura de Vasconcelos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS

Possui graduação em Pedagogia. Atualmente é diretora acadêmica - Colégio Santo Inácio.

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/753. Acesso em: 26 Fev. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico/elaboração Ignez Pinto Navarro et al. Brasília: MEC, SEB, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 2010.

DEUS, Adélia Meireles de; CUNHA, Djanira do Espírito Santo Lopes e MACIEL, Emanoela Moreira. Estudo de Caso na Pesquisa Qualitativa em Educação: uma Metodologia. [online]. Disponível na Internet via WWW. URL: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_14.pdf

FABRIS, Elí Henn; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Processos de fabricação da docência inovadora em um programa de formação inicial brasileiro. Revista Pedagogía y Saberes, n.39, p. 49-60, 2013. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/2624/2411. Acesso em: 28 Mar. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores prévios e aprendizagem significativa, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESport.pdf. Acesso em: 28 Mar. 2019.

RJE, Rede Jesuíta de Educação. Projeto Educativo Comum (PEC). Rio de Janeiro, RJ, 2016.

RODRIGUES, Ernaldina Sousa Silva. A Organização do Tempo Pedagógico no Trabalho Docente: Relações Entre o Prescrito e o Realizado. 2009. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação - UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, 2009.

SILVEIRA, Cassio Ajus da. A influência da organização do tempo e espaço escolar no processo ensino aprendizagem – uma abordagem inovadora. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_ped_pdp_cassio_ajus_da_silveira.pdf. Acesso em: 18 Abr. 2019.

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos