Redesenhando a Gestão do Tempo Pedagógico da Aula: Desdobramentos, Desafios e Possibilidades / Redesigning the Pedagogical Class Time Management: Development, Challenges and Possibilities

Francisco Marconcio Targino de Moura, Albanisa Gomes de Moura Carvalho, Maria Auxiliadora Cavalcante Ventura Sá, Kemilly Mendonça Maciel Ventura de Vasconcelos

Resumo


As críticas às escolas trazem ao docente o desafio de reinventar-se para que a função do professor encontre-se em sentido e valor, atuando como mediador na promoção do equilíbrio do ensino e aprendizagem. As questões norteadoras dessa pesquisa foram: a) Como os professores planejam a gestão do tempo pedagógico de aula na perspectiva de melhoria de aprendizagem? b) Quais desafios apresentam os professores quanto ao redesenho da gestão do seu tempo pedagógico de aula? e c) Quais sugestões apontam os professores para melhorias do redesenho do tempo pedagógico de aula? Nosso objetivo geral nesta pesquisa foi investigar o redesenho do tempo pedagógico de aula do Ensino Médio de um Colégio Jesuíta, a partir do discurso docente quanto à execução, desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem discente. Mais especificamente pretendemos: a) Analisar como os professores planejam a gestão do tempo pedagógico de aula na perspectiva da melhoria de aprendizagem discente; b) Identificar os desafios apresentados pelos professores para o redesenho do tempo pedagógico da aula no Ensino Médio e c) Apresentar as sugestões apontadas pelos professores para a melhoria do projeto do redesenho do tempo pedagógico de aula. Nossa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde o método escolhido foi o Estudo de Caso. Nesse primeiro momento trabalhamos apenas com a coleta de documentos como instrumento de pesquisa. Assumir o redesenho do tempo de aula, pelas análises preliminares do planejamento e plano de aulas, nos levaram a observar que a resignificação desse ato e instrumento citado proporcionou também que o professor passasse a refletir sobre sua prática de forma a proporcionar ao aluno assumir o protagonismo de sua aprendizagem.


Palavras-chave


Redesenho; Tempo Pedagógico; Ensino Médio.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2319

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