Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes

Matheus Frohlich Marquetto, Anieli Ebling Bulé, Letícia Gomes dos Santos, Luciana Flores Battistella, Mauri Leodir Löbler

Resumo


O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; marketing; frugalidade.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2318

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