O Papel Determinante do Currículo no Processo de Recrutamento e Seleção / The Role of Curriculum in the Recruitment and Selection Process

Ikaro Ramon Vidal de Oliveira, Maria Erilúcia Cruz Macêdo

Resumo


A busca por profissionais qualificados tem sido uma preocupação cada vez mais constante no cenário mercadológico atual, e, por esta razão, os processos de recrutamento e seleção tornam-se mais criteriosos, tendo na análise curricular, uma de suas etapas, talvez a mais importante delas. É por esta razão que se apresenta este estudo com o objetivo de identificar o papel do currículo no processo de recrutamento e seleção e sua relevância para a inserção no mercado de trabalho. Outros objetivos são: estabelecer aspectos conceituais e históricos sobre a Gestão de Recursos Humanos, nas empresas; compreender o papel do RH na atração e retenção de talentos; determinar quais os aspectos mais importantes na produção de um currículo e a relação currículo x mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão de literatura, sendo que, inicialmente, discorre-se os conceitos e a evolução da gestão de Rh; em seguida, aborda-se sobre o papel do Rh na atração de talentos, e, depois, o foco é o tema central do estudo, abordando-se sobre a importância do currículo. Entre os aspectos mostrados no estudo, observou-se que a análise curricular não tem na experiência teórica o ponto mais forte, ela em si não é suficiente para que o candidato considere que pode se destacar, sendo levado em conta, com peso significativo, as experiências pessoais, em que são incluídas participações em eventos coletivos. Além disso, a experiência, a escolaridade e a faixa etária aparecem como aspectos importantes em um currículo convencional. Conclui-se que o currículo têm relevância para a inserção no mercado de trabalho, sendo necessário, no entanto, que este seja produzido de forma a atender às exigências de um mercado cuja exigência de perfil profissional vem atrelada a competências e habilidades que tornam os candidatos com um currículo mais rico, mais aptos a conquistar seu posto neste mercado.


Palavras-chave


Currículo; Mercado de Trabalho; Competências

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, C. V.; CARVALHO-FREITAS, M. N. de. Seleção por competências: A percepção dos profissionais de RH sobre o método de seleção por competências. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 3, n. 2, p.225-234, Mar. 2009.

ALMEIDA, W. Captação e seleção de talentos. Editora Atlas, São Paulo. 2004

AMARAL, R. M.; GARCIA, L. G.; FARIA, L. I. L; ALIPRANDINI, D. H. Modelo para o mapeamento de competências em equipes de inteligência competitiva. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 7-19, Mai/Ago 2008.

BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e Competências. São Paulo: Atlas 2010.

BOMFIM, Rosa Amorim. A utilização de vídeo currículo na avaliação de competências. Revista Organização Sistêmica, v. 7, n. 4, jan/dez 2015

BOUDREAU, John W; MILKOVICH, George T;. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para o mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

BRANHAM, L. Motivando as pessoas que fazem a diferença: 24 maneiras de manter os talentos de sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BRESSIANI, Taís, MARCHIORETTO, Monique Diez. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Monografia de Conclusão de Curso, Curso de Graduação de Administração. Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP/CNEC – 45 p., 2009.

CARVALHO, A.N; NASCIMENTO, L.P. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1997.

DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis Profissionais. São Paulo: Atlas. 2009.

GOMES, F.G.D; STEFANO S.R. Análise dos processos de recrutamento e seleção em microempresas do município de Prudentópolis – Paraná. Ed.5 - UNICENTRO - Revista Eletrônica Lato Sensu, 2008.

GONÇALVES, Edwaldo; BERGER, Sâmia Nimer. A importância da agencia de encaminhamento no processo de recrutamento e seleção de pessoal para empresas parceiras: estudo de caso na Empresa Microlins de São Gabriel da Palha – ES. Nova Venécia – ES: UNIVEN, 2011.

HANASHIRO, Darcy M.; TEIXEIRA, Maria L.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

IPEADATA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: < http://ipeadata.gov.br/Default.aspx>. Acesso em: ago/2019.

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências, São Paulo: Saraiva. 2005.

LEITE, L. A. M. C. Consultoria em gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

NISGOSKI, Luiz Fernando. Aspectos determinantes para a atração, formação e retenção de talentos na empresa. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.

ODERICH, Cecília Leão; LOPES, Fernando Dias. Novas competências e gerência internacional – uma análise a partir da perspectiva institucional. REAd Revista Eletrônica de Administração, ISSN 1413-2311, edição 19, nº 1, v.7, mar. de 2001.

ONORIO, Jéssica Jacqueline Estanislau. Recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo alimentício. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.

PASCHOAL, Luiz. Gestão de pessoas: nos micros, pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

RABAGLIO, M.O. Seleção por competências. 4 ed. São Paulo: Educator, 2004.

REFATTI , Sandra;SANTOS , Juliana Agustineli Pereira. Evolução do capital humano nas organizações, 2012. Disponível em :< https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/9418550.pdf >Acesso em out/2019..

RÉGNIER, K. D. O que conta como mérito no processo de seleção de gerentes e executivos. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2006.

RIBEIRO, Antonio L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

RICCIO, Edson Luiz. Um estudo da contabilidade como sistema de informações. 1989. Tese (Doutorado em Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. Série didática, FAETEC/IST. 2007

SANTOS, L. F. A. do. Apostila metodologia da pesquisa científica II. Série didática, FAIT, 2006.

SCISTOWSKI, L. Como Conquistar e Manter seu Emprego – tudo o que você precisa saber e fazer para estar competitivo e se manter empregável. Rio de Janeiro: Palavra e Imagem, 2002

TACHIKAWA, T. Uma Abordagem Aplicada às Estratégias de Negócios. São Paulo: FGV, 2001.

_____.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001.

TOLEDO, F. de. Administração de pessoal, desenvolvimento de recursos humanos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

VERGARA, S. (org.) Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

WOOD Jr, Thomas (coord). Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1995.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2317

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: