Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education

Autores

  • Aureni Maria Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2302

Resumo

Amparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras.

 

Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades.

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Biografia do Autor

Aureni Maria Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). aureni.alves.maria1505@ gmail.com;


Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

 2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

Referências

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos