O Aperfeiçoamento Docente do Residente no Programa Residência Pedagógica - PRP na Escola Dom Malan nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / The Resident's Teaching Improvement in the Pedagogical Residence Program - PRP in the Dom Malan School in the Early Years of Fundamental Education

Autores

  • Magdala Isbele Alves da Cruz Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC
  • Maria das Graças Bento Gonçalves e Oliveira Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2300

Palavras-chave:

Ambientação. Imersão. Programa Residência Pedagógica. Prática docente. Vivências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as vivências do residente do Programa Residência Pedagógica - PRP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -  CAPES, do Ministério da Educação do Brasil – MEC e parceria com a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. O PRP tem por principal objetivo, inserir os discentes em licenciaturas nas escolas de Educação Básica para o aperfeiçoamento das práticas docentes. Este artigo relata as experiências que colaboraram para a reflexão do residente sobre o fazer docente e suas dificuldades em sala de aula. O programa teve início com a fase de ambientação, que oportunizou conhecer o trabalho do gestor e demais funcionários da instituição, assim como suas atividades. Na fase de Imersão, os trabalhos aconteceram dentro da sala de aula, com a oportunidade de aperfeiçoar todo o fazer docente e em momentos de trabalhos coletivos envolvendo toda a instituição de ensino. Dos muitos problemas existentes em sala de aula, a leitura mereceu um olhar especial, pois constatou-se a necessidade de trabalhar mais leitura e principalmente incentivar as crianças a gostar de ler. Este trabalho tem abordagem qualitativa com ajuda de pesquisa bibliográfica. É uma pesquisa de campo, pois as vivências do PRP na Escola Dom Malan, foram descritas, analisadas e comentadas. Contou com teóricos como: Caiado (2019?), Fávero (1992), Ferreiro e Palácio (1987) e Piaget (2007).

 

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Biografia do Autor

Magdala Isbele Alves da Cruz, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC

[1] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC;

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC

2 Pedagoga. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC. [email protected];

Maria das Graças Bento Gonçalves e Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco

3 Mestre, Universidade Católica de Pernambuco. [email protected].

 



Referências

BRASIL. Edital CAPES nº 06/2018. Programa Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf

CAIADO, Elen Campos. Como orientar os alunos com dificuldades na leitura. (2019?) Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-orientar-os-alunos-com-dificuldades-na-leitura.htm. Acesso em 20/08/2019.

FÁVERO, Leonor Lopes. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992. 104 p.

FERREIRO, Emilia; PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Traduzido por: Luiza Maria Silveira. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação?. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos