Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process

Autores

  • Elaine Cristine da Silva Dias Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurênia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2296

Palavras-chave:

Ação Docente, Anos Iniciais, Educação Infantil, Processo de Ensino Aprendizagem.

Resumo

O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristine da Silva Dias, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurênia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Orientadora. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).



Referências

BARBOSA, M.C.S. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em

FARIA, Ana Lúcia G. de. Educação Pré-Escolar e Cultura: para uma pedagogia da Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRA, J.C. Planejamento na Educação Infantil: reflexões sobre teorias e práticas. Itajaí. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Itajaí-Itajaí, 2012.

FREITAS, Márcia de Fátima L. de. PINTO, Rosangêla de Oliveira; FERRONATO, Raquel Franco. Psicologia da educação e da aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2016.

GIL, D.B. Organização da rotina na Educação Infantil: um olhar para o tempo, o espaço e o brincar. 2014. Monografia (Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

KATO, Mary. No Mundo da Escrita. Uma Perespectiva Psicolinguística. 7 ed. São Paulo: Ática, 2005.

KRAMER, Sonia et. al.Infância e Educação Infantil. Campinas, SP: Papirus, 1999.

KEFTA, Silvana.Metodologia de Ensino e Educação Infantil: Algumas Considerações Sobre a Trajetória da Escola Infantil no Brasil, 2011.

KUHLMANN JR, Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra T. Fundamentos da didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

MORENO, Gilmara L. Organização do trabalho pedagógico na instituição de Educação Infantil. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (org. Trabalho pedagógico na Educação Infantil. Londrina: Humanidades, 2007.

OLIVEIRA, Zilma R de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 2ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007

PIMENTA, Selma Garrido. Funções Sócio-Históricas da Formação de Professores da 1ª a 4ª série do 1º Grau. Série Ideais .3. São Paulo: FDE, 1992.

SILVA, Antonio Carlos Roberto da. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2003.

SOUZA, Regina Célia de; BORGES, Maria Fernanda T. A práxi na formação de educadores infantis. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 7ªed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

ZABALA, Antoni. A prática educativa – Como Ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa – Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos