Transtorno do Espectro Autista: A Importância do Profissional Especializado no meio Pedagógico / Autistic Spectrum Disorder: The Importance of Specialized Professionals in the Pedagogical Environment

Flávia Magna Alves dos Santos Souza, João Everaldo Alves Felizardo Felizardo

Resumo


O presente estudo visa não apenas esclarecer aspectos da Lei nº 12.764/12 no que tange ao direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída nas classes comuns de ensino regular de ter acompanhante especializado, mas principalmente demonstrara importância desse profissional especializado frente à garantia do direito básico à educação de forma igualitária. Em virtude de ser esse profissional a pessoa que observará a individualidade de cada aluno dentro do ambiente escolar e desenvolverá estratégias que visem inserir esses alunos num ambiente adaptado aliado ao trabalho pedagógico. Assim, contribuindo significativamente para processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que tange à Educação Infantil dessas pessoas com TEA. O estudo a ser analisando apresenta em seu corpo um estudo bastante atualizado, com autores dessa última década, e dados atuais sobre o ensino da criança com TEA. Sua organização ocorrerá a princípio com a indagação e explanação sobre o que é o transtorno do aspecto autista, a escola inclusiva como fator essencial para a formação do aluno e o atendimento educacional especializado como enfrentamento para as desigualdades sociais enfrentadas em sala.  Trata-se de um estudo que teve como base referências da literatura científica publicadas em artigos entre os anos de 2013 e 2019.

 

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Direito à Educação; Estratégia Pedagógica; Acompanhante Especializado.


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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2295

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