Educação Inclusiva: O Autismo e os Desafios na Contemporaneidade / Inclusive Education: Autism and Challenges in Nowadays
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2283Palavras-chave:
Ensino regular, Inclusão, AutismoResumo
O Artigo vem tratar da inclusão de crianças com o transtorno do espectro Autista o (TEA) em escolas de ensino regular, perpassando por um breve relato histórico sobre a trajetória da educação das pessoas com estas características e das concepções de alguns teóricos como: ORRU (2012) CUNHA (2014) SILVA (2012) e sobre história do autismo e dos filósofos que subsidiavam a escolarização desses sujeitos. Esse trabalho propõem uma reflexão sobre a inclusão do Autista no ensino regular utilizando-se como metodologia a pesquisa de campo que se resultou em pesquisa Bibliográfica de dados obtidos com questionário aplicado com duas professoras de alunos Autistas da Escola Municipal Osmundo Bezerra Cidade de Salgueiro- PE A presente pesquisa traz como objetivo analisar como esta sendo abordado os conhecimentos acerca do aluno com Autismo, na medida em que possam favorecer a inclusão desses alunos no ambiente escolar. Diante os resultados da pesquisa na escola e dos estudos obtidos nos levam a repensar, mas sobre os reais significados de inclusão e da necessidade de políticas públicas para qualificação docente como um todo o qual seja o mediador do saber e que tenha um olhar diferenciado voltado ao aluno com Autismo em favor dos alunos que necessitam de um acompanhante especializado. Tendo a regulamentação de acompanhante especializado, pois sem estes profissionais consideramos que não teríamos uma inclusão, mas somente de uma inserção e matricula de estudantes com deficiências ou transtornos nas escolas, em que na maioria das vezes, não atendam suas necessidades não garantindo seus direitos conforme prever a legislação brasileira. Na escola inclusiva, um importante fator para o relacionamento social é que a mesma contempla todos os educandos que ali estejam integrados no desenvolvimento das habilidades de todos, na qual as necessidades educativas apresentada pelo Autismo é considerado deficiência Por Lei.
Downloads
Referências
ALVES, M. Intervenção precoce e educação especial. Práticas de intervenção centrada na família. Viseu : psicosoma, 2009.
BRASIL. Lei Federal nº 12.764/2012, de 27 de Dezembro de 2012, institui a política nacional de proteção dos direito da pessoa com transtornos do espectro Autista diário da república federativa do Brasil, Brasília, DF: 28 de dezembro 2012.
CAVACO, N. Diagnostico prevenção e estratégia de intervenção e inclusão das crianças Autistas e com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: wak editora, 2014.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagoga prática educativas na escola e na família. 5º Ed. RJ: Wak ed, 2014.
GOMES, A, M, S. TERAN, N, E. Transtornos de aprendizagem e Autismo. Cultural, S, A, 2014.
ORRU, Silva Ester. Autismo, linguagem e Educação- interação social no cotidiano escolar, Ed Rio de Janeiro: WAK ed .2012.
REVITA Autismo 5 ed março 2019, (Revista autista .com.br pdf).
ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, 2010. Disponível em: htt:/portal. MEC.gov.br. acesso em 25 de Setembro de 2019.
SILVA. Ana Beatriz Barbosa. Mundo singular – entenda o Autismo, Rio de Janeiro.ED Fontana,2012.
VALLE, T.G.M.; MAIA , A.C.B. Aprendizagem do comportamento humano. São Paulo: cultura acadêmica,2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.