Percepção dos Acadêmicos de Fisioterapia sobre o atendimento no Ambiente Domiciliar / Physiotherapy Academic's Perception About Home Environmental Care

Autores

  • Susana de Oliveira Nunes de Amaral Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR
  • Karla Cavalcante Silva de Morais UNINASSAU
  • Felix Meira Tavares Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR
  • Juliana Barros Ferreira FAINOR
  • Erlania do Carmo Freitas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB
  • Carla Pequeno da Silva Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2280

Palavras-chave:

Assistência Domiciliar, Fisioterapia, Percepção

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de fisioterapia sobre o atendimento no ambiente domiciliar. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com acadêmicos de ambos os sexos do curso de fisioterapia de uma instituição privada localizada na cidade de Vitória da Conquista-Bahia. Participaram da pesquisa 30 alunos de graduação fisioterapia, com a média de idade estimada em 24,53 anos e maior porcentagem para o sexo feminino. Os discentes entrevistados já ouviram, falar sobre o atendimento domiciliar, e para eles, a maior dificuldade na execução da fisioterapia domiciliar está relacionada diretamente com o transporte do material fisioterapêutico. Grande maioria afirmaram que os pacientes que necessitam do atendimento domiciliar são os que convivem com algum tipo de limitação e/ou dificuldade de locomover até os serviços de saúde. Este estudo sobre a percepção dos indivíduos referente ao atendimento domiciliar mostrou ser positivo a sua implementação quando existir necessidade fisioterapêutica.

 

 

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana de Oliveira Nunes de Amaral, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR

[1] Graduanda em Fisioterapia Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Vitória da Conquista/BA

E-mail: [email protected]

Karla Cavalcante Silva de Morais, UNINASSAU

2 Fisioterapeuta, Docente da UNINASSAU. Mestre em Saúde Pública-ENSP/FIOCRUZ. Vitória da Conquista-BA, Brasil.

E-mail: [email protected]

Felix Meira Tavares, Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR

3 Fisioterapeuta, Mestre em Ciências pela UESB, Docente na Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR, Vitória da Conquista-BA. E-mail: [email protected]

Juliana Barros Ferreira, FAINOR

4 Fisioterapeuta. Docente da FAINOR. Mestre em Tecnologias em Saúde pela EBMSP. Vitória da Conquista-BA, Brasil.

E-mail: [email protected]


 

Erlania do Carmo Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

5 Doutoranda em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB / Vitória da Conquista-BA [email protected]

Carla Pequeno da Silva, Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

6 Fisioterapeuta, Mestra em Saúde Pública, Docente na Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR Vitória da Conquista/ BA

E-mail: [email protected]

Referências

BENASSI, V; LEANDRO, J. D.; MEDEIROS, R. F.; TRABALLI, R. Perfil epidemiológico de paciente em atendimento fisioterapêutico em Home Care no Estado de São Paulo. Journal of The Health Sciences Institute. V.30, n.4, p.395, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Oficina de qualificação do NASF. Ministério da Saúde 2010. 86 p. [Série C. Projetos Programas e Relatórios].

CALVALCANTE, C. C. L. et al. Evolução científica da fisioterapia em 40 anos de profissão. Fisioterapia em Movimento, [S.l.], v. 24, n. 3, set. 2017. ISSN 1980-5918. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/21107>. Acesso em: 11 jun. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000300016.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.

DENZIN, K. N.; GIARDINA, M. D.Qualitative Inquiry Through a critical lens. Routledge, New York, 2016.

DENZIN, K.N.; LINCOLN, Y. The sage handbook of Qualitative Research. SAGE Publications. London, 2011.

FRANCO, T. B. Fisioterapia e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: conhecimento, ferramentas e desafios. O Mundo da Saúde. V.37, n.2, p.176-184, São Paulo, 2013.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.

NAVES, C. R; BRICK, V. D. S. Análise quantitativa e qualitativa do nível de conhecimento dos alunos do curso de fisioterapia sobre a atuação do fisioterapeuta em saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, 16, 1525-1534.2011. 14

PEREIRA, B. M.; GESSINGER, C. F. Visão da equipe multidisciplinar sobre a atuação da fisioterapia em um programa de atendimento domiciliar público. O Mundo da Saúde. V.38, n.2, p.210-218, São Paulo, 2014.

SOUZA, M. C.; et al. Prevalência da assistência domiciliar prestada à população idosa brasileira e fatores associados. Cad. Saúde Pública. V.32, n.3, Rio de Janeiro, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos