A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach

Autores

  • Maria de Fátima Teixeira Lima Universidade Regional do Cariri
  • Mariza Danielli Pereira Sobreira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Sahmaroni Rodrigues de Olinda Faculdade Paiva Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2273

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação, Social

Resumo

O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo.

 

 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Teixeira Lima, Universidade Regional do Cariri

1 Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (1999). Atualmente é professora - Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte - CE. [email protected];

Mariza Danielli Pereira Sobreira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

2 Graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (1992), em Disciplinas Específicas do Ensino Fund. e Médio pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Pós-graduada em Língua Portuguesa, em Gestão Escolar, em Teoria Psicanalítica e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestranda em Ciências da Educação;

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Faculdade Paiva Andrade

3 Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Graduado em Letras (UFC). É professor da Faculdade Paiva Andrade, em Fortaleza.

 

 

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão