A Base Nacional Comum Curricular: Uma Abordagem sobre Currículo Conhecimento / The National Basis Common Curriculum: A Curriculum and Knowledge Approach
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2273Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação, SocialResumo
O presente artigo discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituído de uma abordagem sobre currículo e conhecimento. Dentro dessa perspectiva se observa o fortalecimento desta, pela grande participação dos seguimentos educacionais. Trata-se de um documento que mais recebeu sugestões e contribuições na História do Brasil, mostrando a importância que possui para alunos, professores e população em geral. Pretende-se retratar um estudo fundamentado a partir da necessidade de se compreender os novos caminhos que serão percorridos com a BNCC, refletindo o contexto do documento norteador e uma referência única para que as escolas elaborem seus currículos respeitando suas especificidades, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Sabe-se que é um processo necessário, até chegar à apropriação da escola e à concretização da produção de seu currículo, entretanto, existe uma necessidade de desvendar caminhos e validar como primícias importantes de cunho agregador ou não no desenvolvimento intelectual e como também, frutífero ou não, na promoção social de jovens acadêmicos da educação brasileira. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada em teóricos sobre a temática e se conclui com indagações de que ainda precisa se estudar e se redefinir como ferramenta ideal a ser utilizada na realidade de cada escola, mediante um processo a longo prazo.
Downloads
Referências
BNC. Movimento pela Base Nacional Comum. Disponível em: <http://movimentopelabase.org.br/o-movimento>. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 15 nov. 2017.
______ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 nov. 2017.
______. A BNCC é homologada. Disponível em: movimentopelabase.org.br/acontece/bncc-homologada/. Acesso em: set. 2018
______ Todos Pela Educação - 5 Bandeiras. Indicadores da Educação. Disponível em: . Acesso em: set. 2018.
CONED. Plano Nacional de Educação: Proposta da Sociedade Brasileira. Belo Horizonte: II CONED, 1997.
CORDEIRO, Alexander Magno et al.; OLIVEIRA, Glória Maria de; RENTERÍA, Juan Miguel – TCBC-RJ; GUIMARÃES, Carlos Alberto – TCBC- RJ. Grupo de Estudo de Revisão Sistemática do Rio de Janeiro (GERS-Rio) 5 Revisão Sistemática: Uma revisão narrativa. Comunicação Científica. 11/10/2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11.pdf> Acesso em: set. 2018.
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012.
GIMENO SACRISTÀN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e‐curriculum. São Paulo, v. 12, n. 03, p.1.530‐ 1.555, out/dez. 2014.
______. A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afirmação. Brasília: Liber Livro, 2011.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.