Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental / Reading and writing: Challenges and perspectives in the early grades of elementary school

Autores

  • Marta Suely Madruga da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • José Jakson Amancio Alves Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2271

Palavras-chave:

leitura e escrita, dificuldades, aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo geral analisar as dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. O tema diz respeito a leitura e escrita no ensino fundamental. Entende-se que o domínio da leitura e escrita é de extrema relevância para a construção de um sujeito crítico. Dessa forma, para compreender melhor as dificuldades encontradas no dia a dia da práxis pedagógica, é importante considerar o que é leitura e escrita num mundo letrado, acreditamos na necessidade desta discussão por entender que o ambiente escolar tem naturalizado inúmeras questões no que se refere à prática da leitura e da escrita. A investigação se alicerça numa metodologia de natureza bibliográfica. Foi de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, acreditamos que o professor deve procurar meios diferenciados a serem trabalhados para superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita+

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências bibliográficas

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb Acesso: 10 de mar .2019.

CARRAHER, T. N., REGO, L. L. B. Oralismo nominal como obstáculo na

aprendizagem da leitura. Cadernos de Pesquisa, n.39, novembro, 1981.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Tradução: Horácio Gonzales, 24. edição. São

Paulo: Cortez, 2001.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

NOGUEIRA, Maria Zuleide de Lima; BESERRA, Theóphilo Michel Álvares Cabral. Dislexia:

Leitura e Escrita numa Perspectiva Bibliográfica. Id on Line Rev. Psic. V.10, N. 33.

Janeiro/2017 - ISSN 1981-1179

OLIVEIRA, Rosaline Bezerra de; AZEVEDO, Joseane Batista de; SILVA, Marta Suely

Madruga da; SILVA, Almir de Farias; ABREU, Marinaldo Pontes de; OLIVEIRA, Samuel

Bezerra de; TARGINO, Jairo Rangel. Desafios da Formação Continuada de Professores de

Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13,

n.45, p. 773-783. ISSN: 1981-1179.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São

Paulo: Queiroz, 1993.

SANTOS, Adriana Maria dos; FRANÇA, Aurenia Pereira de; SOBRAL, Maria do Socorro

Cecilio. Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem

nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.12, N. 42, , Supl. 1,

p. 481-490, 2018 - ISSN 1981-1179

SILVA, Marta Suely Madruga da. Leitura e escrita no ensino fundamental I: uma análise

teórica. Outubro, 2019. 194p. Tese (Doutorado) – Facultad Interamericana de Ciencias

Sociales / FICS – Paraguai, outubro de 2019.

SILVA, Marta Suely Madruga da. ALVES, J. J. A. A leitura e a escrita no contexto educacional

Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIX, Nº. 000184, 06/11/2019.

Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/leitura-e-escrita-no-contextoeducacional. Acessado em: 17/11/2019.

SILVA, Francisca Marly Moreira da; LEANDRO, Irineide Santos; BEZERRA, Girlândia

Pereira; LIMA, Edinalda Ferreira de. Letramento: Desafios e Perspectivas do Ensino nos Anos

Iniciais. Id on Line Rev.Mult. Rev. Mult. Psic. V.13, N. 45. p. 276-286, 2019 - ISSN 1981-

TEBEROSKY, A; L Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implicações

educacionais. Trad. Cláudia Schilling. Barcelona: Horsori, 1992.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos