Fisioterapia Motora no Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil / Motor Physiotherapy in Neuro-Psychomotor Child Development

Autores

  • Tatiane Ribeiro Almeida Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR
  • Karla Cavalcante Silva de Morais UNINASSAU.
  • Felix Meira Tavares Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR
  • Juliana Barros Ferreira FAINOR
  • Erlania do Carmo Freitas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB;
  • Carla Pequeno da Silva Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2269

Palavras-chave:

Fisioterapia, Desenvolvimento Infantil, Destreza Motora.

Resumo

A deficiência é caracterizada como uma dificuldade parcial ou completa do corpo humano em relação ao movimento do corpo, equilíbrio e coordenação motora. Entretanto, o atraso do neurodesenvolvimento está relacionado à falta dessas habilidades, assim como variedade de fatores, tais como, subnutrição, agravos neurológicos, como a encefalopatia crônica da infância, e genética. O acompanhamento através da intervenção fisioterapêutica para crianças com atraso no desenvolvimento motor estimula não apenas o desenvolvimento neuropsicomotor, mas também a interação terapeuta-paciente, bem como contato mãe-filho. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo: Compreender a percepção dos pais na fisioterapia motora de crianças com atraso no neurodesenvolvimento psicomotor. Trata-se de um estudo descritivo observacional, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma Associação Publica de pais e amigo de Vitória da Conquista-BA com doze mães de crianças com atraso no neurodesenvolvimento infantil e em atendimento no local do estudo. Critérios de inclusão que foram adotados foi encefalopatia crônica, síndrome de down, microcefalia e hidrocefalia. Como critérios de exclusão: idade maior que cinco anos. O instrumento de análise foi obtido a partir das respostas de questionários feitos para os pais dos pacientes. A coleta de dados foi iniciada após a aprovação do CEP/FAINOR cujo número do parecer foi 3.505.959. Os dados foram recolhidos individualmente. Cada sujeito de pesquisa respondeu a um questionário. A pesquisa obedeceu todas as etapas da resolução 466\12 do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de informações ocorreu no período de setembro de 2019, por meio entrevistas com os pais de crianças com atraso neurodesenvolvimento psicomotor. Observou que houve resultados positivos quanto ao conhecimento com relação à prática de fisioterapia motora nas crianças o que mostrou um aspecto favorável para o tratamento dos pacientes.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Ribeiro Almeida, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR

[1] Graduanda em Fisioterapia Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Vitória da Conquista/BA

E-mail: [email protected];

Karla Cavalcante Silva de Morais, UNINASSAU.

2 Fisioterapeuta, Docente da UNINASSAU. Mestre em Saúde Pública-ENSP/FIOCRUZ. Vitória da Conquista-BA, Brasil. E-mail: [email protected];

Felix Meira Tavares, Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR

3 Fisioterapeuta, Mestre em Ciências pela UESB, Docente na Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR, Vitória da Conquista-BA. E-mail: [email protected];

Juliana Barros Ferreira, FAINOR

4 Fisioterapeuta. Docente da FAINOR. Mestre em Tecnologias em Saúde pela EBMSP. Vitória da Conquista-BA, Brasil. E-mail: [email protected];


 

Erlania do Carmo Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB;




5 Nutricionista, doutoranda em Enfermagem e Saúde (concentração Ciências da Saúde) pela UESB, mestre em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB;


Carla Pequeno da Silva, Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR

6 Fisioterapeuta, Mestra em Saúde Pública, Docente na Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR Vitória da Conquista/ BA E-mail: [email protected].


Referências

CARDOSO, K. D. Deficiência e relações familiares. 2015.

CARVALHO, Monica Vieira Portugal de. O Desenvolvimento Motor Normal da Criança de 0 A 1 Ano: Orientações para pais e cuidadores. Fundação Oswaldo Aranha Centro Universitária de Volta Redonda, 2011.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.

DANTAS, et al. Impacto do diagnóstico de paralisia cerebral para a família - 236 -Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Abr-Jun; 2010.

DENZIN, K.N.; LINCOLN, Y. The sage handbook of Qualitative Research. SAGE Publications. London, 2011.

DENZIN, K. N.; GIARDINA, M. D.Qualitative Inquiry Through a critical lens. Routledge, New York, 2016.

ISCHKANIAN, P. C.; PELICIONI, M. C. F. Desafios das práticas integrativas e complementares no SUS visando a promoção da saúde. Journal of Human Growth and Development, 22(2), 233-238. 2012.

MANACERO, Sônia; NUNES, Magda Lahorgue. Avaliação do desempenho motor de prematuros nos primeiros meses de vida na Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Jornal de Pediatria, v. 84, n. 1, p. 53-59, 2012.

MENDES, Meíssa Vieira dos Santos et al. Crianças com retardo do desenvolvimento neuropsicomotor: musicoterapia promovendo qualidade de vida. Revista Brasileira de enfermagem. 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/>. Acesso: 23 de abril de 2019.

PEREIRA, Juliana Fernandes et al. Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares. Saúde e Pesquisa, v. 10, n. 1, p. 135-144, 2017.

SILVA, Verônica Andrade Da. Acesso à fisioterapia de crianças e adolescentes com deficiência física em instituições públicas, Publicado em 2018.

TOMASI, E. et al. Qualidade da atenção pré-natal na rede básica de saúde do Brasil: indicadores e desigualdades sociais. Cadernos de Saúde Pública. 2017.

TORQUATO, João Antônio. A aquisição da motricidade em crianças portadoras de Síndrome de Down que realizam fisioterapia ou praticam equoterapia. Fisioterapia em Movimento, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos