Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente / Report on the Pedagogical Residence Program: A look at the Teacher Education

Autores

  • Sheila Maria Santos Gonçalves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • João Felix da Silva Faculdades Integradas de Patos - FIP
  • Maria das Graças Bento Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2268

Palavras-chave:

Programa de residência pedagógica e formação docente

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar o objetivo do Programa de Residência Pedagógica e uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Pedagogia na escola básica. A residência pedagógica, articulada aos demais programas do capes, premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de pedagogia deve assegurar seus egressos, habilidades e competências que lhes permita realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica. O processo de formação realizado no espaço da escola indica para o nosso desenvolvimento profissional. Com o estudo desta iniciativa pode servir de base para a formação de experiências inovadoras na formação inicial de professores da Escola Básica. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de pedagogia oportunidades de relacionar teoria e prática docente. A busca por formação, contribuí para que os professores se adaptem às diversas configurações sociais, culturais e educacionais, que processa, nesse novo contexto histórico, como o objetivo de se fortalecerem para que permeiem a educação dos cidadãos críticos e convictos de que é possível viver e fazer melhor na sociedade brasileira. Ressalta-se, portanto, que o processo de formação docente adquirida de maneira inicial e continuada oferecendo possibilidades aos professores de aperfeiçoarem os seus conhecimentos e disposições para exercer em sua profissão, o que reforça a ideia de que ambas as informações são importantes, pois integram diferentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal.

 

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Biografia do Autor

Sheila Maria Santos Gonçalves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

1 Graduanda em pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC, ss1711708@gmail.com;

João Felix da Silva, Faculdades Integradas de Patos - FIP

2 Psicopedagogo, Faculdades Integradas de Patos - FIP, joaofelixserrita@hotmail.com;

 

Maria das Graças Bento, Universidade Católica de Pernambuco

3] Mestre, Universidade Católica de Pernambuco, professoragracabento@hotmail.com.

 

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Relato de Experiência