Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente / Report on the Pedagogical Residence Program: A look at the Teacher Education

Autores

  • Sheila Maria Santos Gonçalves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • João Felix da Silva Faculdades Integradas de Patos - FIP
  • Maria das Graças Bento Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2268

Palavras-chave:

Programa de residência pedagógica e formação docente

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar o objetivo do Programa de Residência Pedagógica e uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Pedagogia na escola básica. A residência pedagógica, articulada aos demais programas do capes, premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de pedagogia deve assegurar seus egressos, habilidades e competências que lhes permita realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica. O processo de formação realizado no espaço da escola indica para o nosso desenvolvimento profissional. Com o estudo desta iniciativa pode servir de base para a formação de experiências inovadoras na formação inicial de professores da Escola Básica. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de pedagogia oportunidades de relacionar teoria e prática docente. A busca por formação, contribuí para que os professores se adaptem às diversas configurações sociais, culturais e educacionais, que processa, nesse novo contexto histórico, como o objetivo de se fortalecerem para que permeiem a educação dos cidadãos críticos e convictos de que é possível viver e fazer melhor na sociedade brasileira. Ressalta-se, portanto, que o processo de formação docente adquirida de maneira inicial e continuada oferecendo possibilidades aos professores de aperfeiçoarem os seus conhecimentos e disposições para exercer em sua profissão, o que reforça a ideia de que ambas as informações são importantes, pois integram diferentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Maria Santos Gonçalves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

1 Graduanda em pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC, [email protected];

João Felix da Silva, Faculdades Integradas de Patos - FIP

2 Psicopedagogo, Faculdades Integradas de Patos - FIP, [email protected];

 

Maria das Graças Bento, Universidade Católica de Pernambuco

3] Mestre, Universidade Católica de Pernambuco, [email protected].

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002a. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002b. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

CALDERANO. M da A. - O estágio curricular e os cursos de formação de professores:

Desafios de uma proposta orgânica. In: CALDERANO, M. da A.Org (Estágio Curricular: Concepções, Reflexões teórico-prático e Proposições. Juiz de Fora. Programa Residência Pedagógica e a Escola Básica.

GARCIA, Marcelo Carlos – Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora 1989.

IMBERNÓN. F – Formação continuada de Professores. Porto Alegre. Artmed 2010.

Libâneo, J. C. (2017). Didática. Cortez Editora.

ROSA, João Guimarães – Grande Sertão: Veredas. 19ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, 624 p.

PIMENTA, Selma. GARRIDO, Lima, SOCORRO, Maria – Estágio é docência. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTEL, Edna Furukawa. A epistemologia e a formação docente: reflexões preliminares. In: RAMALHO, Betânia Leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (org.). Formação para a docência profissional: saber e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. p. 15-38

UNIFESP – Plano Pedagógico do Curso de Pedagogia. São Paulo 2006.

Disponível Em:

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Desarrollo de las funciones psíquicas superiores en la edad de transicion. in l. s. Vygotsky, obras escogidas iv: Paidología del adolescente. Madrid: Machado Libros, Tomo IV 1930/2006ª

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Relato de Experiência