Percepção de Universitários sobre a Utilização de Casos Clínicos no Processo de Ensino e Aprendizagem / University Perception on the use of Clinical Cases in the Teaching and Learning Process

Autores

  • Amanda Marques Santos Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Wiara Dias Teixeira Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR);
  • Aiala Galvão Viana Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • uliana Braga Facchinetti Moura Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2263

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Casos clínicos

Resumo

A utilização do estudo de caso clínico tem como intuito descrever, analisar, observar mudanças, explorar causas e entender determinados fenômenos, se mostrando portanto, eficiente no desenvolvimento e na resolução de problemas. Além disso, possibilita que os discentes adquiram conhecimentos de situações reais. O objetivo do presente estudo será compreender a percepção dos discentes sobre a utilização de estudo de casos clínicos como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A população foi composta por discentes do 10° semestre do curso de fisioterapia de uma instituição privada, situada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A coleta de dados só teve início após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizada através da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas ao perfil acadêmico dos discentes e a percepção destes sobre a utilização de casos clínicos como estratégia de ensino para o processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados foi realizada através da análise de Bardin. Os discentes participantes da pesquisa perceberam a estratégia de ensino de estudo de casos clínicos de forma positiva. Eles identificaram que este método relaciona a teoria com a prática, incentiva o planejamento de intervenções, estimulando o raciocínio clínico, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e preparando-os para formação profissional. Os discentes não identificaram aspectos negativos, entretanto, apontaram como dificuldade, realizar a correlação da teoria com a prática e compreender informações que envolvam diferentes disciplinas. Novos estudos devem ser realizados envolvendo esta temática e incentivando a interdisciplinaridade.

 

 

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Biografia do Autor

Amanda Marques Santos, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

 

[1] Graduanda em fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];

 

Wiara Dias Teixeira, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR);

[1] Graduanda em fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR);

Aiala Galvão Viana, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

 

[1] Graduanda em fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];

 

uliana Braga Facchinetti Moura, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

[1] Fisioterapeuta. Especialista em Dermato Funcional. Mestranda em Ensino. Orientadora. Professora da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).  [email protected];


 


 

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos