Expectativa dos ingressantes da área de contabilidade no mercado de trabalho: um estudo na Universidade Estadual do Norte do Paraná / Expectation of accounting newcomers in the labor market: A study at the State University of Northern Paraná

Autores

  • José Antonio Marcelino Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP https://orcid.org/0000-0001-6288-6108
  • Lucimara Marciano Ribeiro Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Maria Alice Sanches Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2260

Palavras-chave:

Contabilidade, Alunos, Profissionais, Mercado de trabalho

Resumo

Este artigo busca realizar um panorama sobre a visão dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sobre o mercado de trabalho na área contábil. A pesquisa procurou ressaltar opiniões acerca da perspectiva dos futuros profissionais de contabilidade, com o intuito de salientar a importância desses profissionais para garantir a segurança financeira das organizações, mas enfatizando a necessidade dos profissionais se atualizarem constantemente, visto que as transformações nos setores empresariais acontecem rapidamente, necessitando de um perfil dinâmico e proativo por parte dos atuantes nessa área. Os resultados demonstraram o perfil dos estudantes de Ciências Contábeis, bem como as suas perspectivas sobre a área de atuação e o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Marcelino, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Centro Ciências Sociais Aplicadas

Contabilidade

Controladoria; e Contabilidade Societária

Lucimara Marciano Ribeiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Bacharel em Ciências Contábeis

Maria Alice Sanches, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Bacharel em Ciências Contábeis

Referências

BIANCHI, Márcia et al. Percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis e da Especialização em Perícia e Auditoria acerca do ensino e do mercado de trabalho em Auditoria. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, v. 11, n. 2, p. 266-285, 2019.

CAMPELLO, Bianca Coelho; DONATI, Luíza. A mulher contadora e seu espaço no mercado de trabalho. Pensar Contábil, v. 5, n. 16, 2015.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOFF, Jhonatan; ALBERTON, Luiz; CAMARGO, Rita de Cássia Correa Pepinelli. A Visão da Academia e do Mercado de Trabalho sobre o Ensino da Auditoria. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 11, n. 1, p. 52-68, 2017.

KOUNROUZAN, Márcia Covaciuc. O perfil do profissional contábil. v. 11, 2012.

LEAL, Edvalda Araujo; SOARES, Mara Alves; SOUSA, Edileusa Godoi. Perspectivas dos formandos do curso de Ciências Contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 5, n. 10, p. 147-160, 2008.

MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 13° ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

MARQUES, Vagner Antônio; DIAS, Keli Cristina Meireles; SILVA, Lilian Karolina Correia da. EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS. Percurso Acadêmico, v. 6, n. 11, p. 107-127, 2016.

OLIVEIRA, João Ferreira de et al. Democratização do acesso e inclusão na educação superior no Brasil. Educação Superior no Brasil 10 anos pós-LDB, p. 71, 2008.

PANUCCI FILHO, Laurindo. Dificuldades e perspectivas dos estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná segundo o perfil socioeducacional. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2010

SILVA, Fábio Bruno; MARTINS, Caroline Miriã Fontes; REZENDE, Vânia Aparecida. A Recessão Econômica de 2015 e seus impactos nos requerimentos de seguro desemprego no Brasil. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 13, n. 1, p. 45-67, 2019.

SILVA, Marília Cristine; MARTINS, Vidigal Fernandes; ROCHA, Vânia Amaral. A profissão de auditor: como está a motivação dos discentes de ciências contábeis para seguir esta carreira? Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, v. 4, n. 17, 2016.

SILVA, Rafael Henrique Oliveira; FERREIRA, Ana Cristina; DE CÁSSIA ARANTES, Rita. 01) Perspectiva de Atuação na Área Acadêmica por Alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia| RBGE| ISSN 2237-1664, n. 18.02, p. 01-22, 2018.

SOBRINHO, José Dias. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos