Ditadura militar brasileira: a educação como instrumento de poder / Brazilian Military dictatorship: The Education as an instrument of Power

Autores

  • Gabriel Saldanha Lula de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2255

Resumo

Este artigo tem como finalidade investigar a respeito do uso da educação como um instrumento político de controle e legitimação de poder durante a ditadura militar brasileira a partir de 1964. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica realizada no Google utilizando palavras relacionadas a cada um dos assuntos a serem abordados, além de três livros físicos. Houve o cuidado em não coletar textos que pudessem fazer apologia ao regime autoritário. Após o levantamento bibliográfico de textos produzidos por historiadores, será realizada uma discussão a fim de elucidar a questão, baseando-se na corroboração entre os dados trazidos pelos autores consultados. Conclui-se, por fim, que o regime militar utilizou a educação como instrumento político através da implementação de novas disciplinas cívicas e ufanistas, do controle da produção do material didático, da criação de licenciaturas curtas desprovidas de conhecimento científico aprofundado e do esvaziamento do conteúdo crítico das disciplinas de humanidades.

 

Palavras-chaves: Ditadura militar; Educação; Estudos Sociais; Moral e Cívica;

 

Abstract: This article aims to investigate about the use of education as a political instrument of control and legitimization of power during the Brazilian military dictatorship from 1964. The methodology consists of a bibliographic search on Google using words related to each subject. addressed, as well as a physical book. Care was taken not to collect texts that could make an apology to the authoritarian regime. After the bibliographic survey of texts produced by historians, a discussion will be held in order to elucidate the issue, based on the corroboration between the data brought by the authors consulted. Finally, it is concluded that the military regime used education as a political instrument through the implementation of new civic and ufanist disciplines, the control of the production of didactic material, the creation of short degrees without deep scientific knowledge and the emptying of content. critic of the humanities disciplines.

 

Keywords: Military dictatorship; Education; Social Studies; Moral and Civism.

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Biografia do Autor

Gabriel Saldanha Lula de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Licenciando em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão