Avaliação Respiratória em Crianças com Síndrome de Down Submetidas a Treino Psicomotor /

Autores

  • Eduarda Stefany Silva e Silva Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Laisla Pires Dutra Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Aline Marques Piloto Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Daiane Santos Dias Saraiva Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2247

Palavras-chave:

Crianças. Pressão Expiratória Máxima. Pressão Inspiratória Máxima. Síndrome de Down

Resumo

Os indivíduos com síndrome de Down apresentam uma pré-disposição a complicações respiratórias, decorrente não só da hipotonia generalizada, mas também de doenças infecciosas das vias aéreas inferiores e de obstrução de vias aéreas superiores. Dentre as características da síndrome, a hipotonia muscular e o déficit respiratório são as que mais requerem atenção, o que acaba contribuindo para os atrasos de desenvolvimento motor. O atual estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do treino de psicomotricidade na capacidade respiratória de crianças com diagnóstico de síndrome de Down. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transverso e descritivo, onde foram incluídos no estudo crianças com faixa etária de 7 a 12 anos, de ambos os sexos, credenciadas a uma associação de pais e amigos de pessoas com síndrome de Down, no qual foram avaliadas a capacidade inspiratória máxima e capacidade expiratória máxima pré e pós a realização do treino psicomotor através de circuitos motores. Os resultados deste estudo sugerem que a prática de treino pode influenciar a força muscular respiratória em pacientes com síndrome de Down, de ambos os sexos, quando comparados com indivíduos com síndrome de Down que não praticam algum tipo de exercício.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Stefany Silva e Silva, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

[1]Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];

Laisla Pires Dutra, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

[2] Professora Orientadora pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];

Aline Marques Piloto, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

³ Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];


 

Daiane Santos Dias Saraiva, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

4 Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected].



Referências

ALCANTARA, A. D. O. Intervenção fisioterapêutica na sindrome de down. Unic, Cuiabá, p.1-30, 2018.

ALSUBIE, H.S.; ROSEN, D. The evaluation and management of respiratory disease in children with Down Syndrome. Paediatr Respir. 2017.

BORSSATT, F.; ANJOS, F. B.; RIBAS, D. I. R.; Efeitos dos exercícios de força muscular na marcha de indivíduos portadores de Síndrome de Down. Fisioter. Mov, Curitiba, v. 26, n. 2, p.329-335, 17 jan. 2013.

BRAGA, H. V.; DUTRA, L. P.; VEIGA, J. M.; PINTO JUNIOR, E. P. Efeito da fisioterapia aquática na força muscular respiratória de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 23, n. 1, p, 9-13, jan./abr. 2019.

CASTOLDI, A. et al. Avaliação da força muscular e capacidade respiratória em pacientes com Síndrome de Down após Bad Ragaz. Revista Neurociências, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 386-391, 2012.

FURLAN, F.R.; SGARIBOLDI, D.; BRIGATTO, P.; PAZZIANOTTO-FORTI, E.M. Avaliação da força muscular respiratória em indivíduos com síndrome de down. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 182-187, 2015.

HASEGAWA, J.; et al. Atuação da fisioterapia no desenvolvimento da criança com síndrome de down. Ciência Atual, Rio de Janeiro, v. 11, p.02-14, 2018.

MARINHO, M. F. S. A Intervenção fisioterapêutica no tratamento motor da síndrome de down. Campos do Saber, João Pessoa, v. 4, p.67-74, jun. 2018.

MODESTO, Everaldo; GREGUOL, Márcia. Influência do treinamento resistido em pessoas com Síndrome de Down–uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 19, n. 2, p. 153, 2014.

NEVES, Lilian Ferreira; DURAES, GrayceLaiz Lima Silveira; BEZERRA, Katia Francielly; CAPUCHINHO, Laura Caroline Ferreira Mende, Lopes Wanessa Casteluber. Hábitos alimentares: sua influencia no índice de massa corporal (IMC) em portadores de Síndrome de Down.Caderno de Ciências Agrárias, v7, n.2 p 40-44.2015.

OLIVEIRA, A.S.; GUERRA, R.R.S.; SOUZA A.T.; HOLANDA R.C.A.C.; SOARES F.O.. Estudo comparativo pneumofuncional entre crianças com síndrome de Down e não portadoras da síndrome. Rev Inspirar – movimento e saúde. v.6, n.4, p. 16-21, 2014.

ORLANDO, Camila Cherbaty da Silva; VIARO, Jacqueline Fernanda; FELIX, Pamela Ramalho; SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. O desenvolvimento escolar da criança com Síndrome de Down. EDUCERE - Revista da Educação: Umuarama, v. 14, n. 2, p. 243-257, jul/dez. 2014.

RIBEIRO, Ricardo Nunes Rodrigues. A influência de um programa de exercício físico em meio terrestre na performance de nadadores de alto rendimento com Síndrome de Down. Porto. Dissertação de Mestrado apresentado a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2015.

SCHUSTER, R.C.; ROSA, L.C.; FERREIRA, D.G.. Efeitos do treinamento muscular respiratório em pacientes com síndrome de down: estudo de casos. Rev Fisioter S Fun. v. 1, pg 52-57, 2012.

SILVA, C. P.; VALADARES, Y. D. Avaliação da força muscular respiratória em indivíduos com Síndrome de Down. Conexão. UNIFOR-MG, Formiga, v. 9, n. 2, p. 24-37, jul./dez. 2014.

ZUCHETTO, Camila. Estado nutricional, consumo alimentar e atividade física de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas: Pelotas, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos