A Influência do Led no Tratamento da Acne: Uma Revisão Sistemática da Literatura / Led's Influence on Acne Treatment: A Systematic Literature Review

Autores

  • Rikelle da Silva Santos Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
  • Leonardo Costa Sampaio Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR),

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2246

Palavras-chave:

Acne. Estética. Laser. LED.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma sistematização através da literatura visando avaliar os possíveis benefícios da aplicação da técnica LED no tratamento da acne. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados permitem inferir que a utilização dos LEDs no tratamento da acne apresenta resultados satisfatórios, pois inibe o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes, alguns estudos relatam que ao associar com o fotossensibilizador os efeitos obtidos são mais duradouros. Porém por se tratar de um recurso relativamente novo na área da estética bem como a grande oferta de equipamentos no mercado e ausência de protocolos definidos, seriam necessários maiores estudos científicos sobre o tema a fim de escolher corretamente o equipamento e a técnica estabelecendo combinações ideais de comprimentos de onda e densidade de energia ideal para melhor aproveitamento desse recurso objetivando resultados mais efetivos e duradouros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rikelle da Silva Santos, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

 

[1] Graduanda em Estética e Cosmética pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: [email protected];

Leonardo Costa Sampaio, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR),

[2] Professor Orientador. Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Núcleo de Estética e Cosmética; Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

 

 

Referências

AGNE, J. E. Eletro termo foto terapia. 2.ed., Santa Maria, 2013.

ALBA, Monique Narciso. Avaliação clínica das técnicas com peeling de ácido salicílico e de fototerapia para tratamento de acne vulgar graus I e II em adolescente. Sorocaba, SP, 2015.

ALVARES, Denise Brega; et al. Acne vulgar: avanços na técnica combinada de limpeza de pele associada ao peeling ultrasônico e a fotobioestimulação com LEDs. Salusvita, Bauru, v. 31, n. 1, p. 71-80, 2012.

ARAÚJO, A, et al. A luz como forma de tratamento da acne vulgar: uma revisão sistemática. Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG, 2018.

ARAÚJO, A. P. S. Lasers na promoção do rejuvenescimento facial. VII Encontro Internacional de Produção Científica. CESUMAR. Maringá, 2011.

ARRUDA, L.H.F et al. Estudo clinico ,prospectivo,aberto,randomizado e comparativo para avaliar a segurança e eficácia da luz azul/peróxido de benzoíla a 5% no tratamento da acne inflamtória grau I e I. Anais Brasileiros de Dermatologia. v.84,n5,p.463-468,2009.

AZULAY, R. D. Dermatologia. 5ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

CAMPOS, V. et al. Laser no rejuvenescimento facial. Surgical & Cosmetic Dermatology, v.1, n.1, p.29-36, 2009.

COSTA, Adilson; et al. Fatores etiopatogênicos da acne vulgar. A. Bras. Dermatol. 2009, vol.83, n.5, pp.451-459

DOURADO, Kerson, et al. LEDTERAPIA. Uma nova perspectiva terapêutica ao tratamento de doenças da pele, cicatrização de feridas e reparação tecidual. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, vol. 15, núm. 6, 2011, pp. 231-248 Universidade Anhanguera Campo Grande, Brasil.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2012.

GOLDBERG, D. Laserterapia: rejuvenecimiento, renovación cutânea, depilacion, tratamiento. Rio de Janeiro: Elsever; 2012.

GUIRRO, E; GUIRRO, R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3 ed. Barueri: Manole; 2015.

HERRERA, A, et al. LED no tratamento da acne vulgar. Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermato Funcional 08 a 10 de novembro 2012 – Recife – PE.

KEDE, M.P.V.; SABATOVICH, O. Dermatologia Estética. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

LEONARDI, G. R. Cosmetologia Aplicada. 2. ed., São Paulo: Santa Isabel, 2013.

LUPI, O; BOLEIRA, M. Dermatologia fundamental. Rio de Janeiro: AC Farmacêutica, 2013.

MARCONI; Marina; LAKATOS, Maria. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 2014.

OLIVEIRA, G, et al. LED no tratamento de rejuvenescimento facial: revisa o da literatura laser and led use in the facial rejuvenation treatment: literature review. Revista científica da Uniararas, v.5, n.2/2012.

PAOLILLO F. R.; MENEZES P. F. C. Conceitos Fundamentais e práticos da fotoestética. Ed. Compacta. São Carlos, 2014.

PASCHOAL F, ISMAEL A. A ação da luz no tratamento da acne vulgar. Surg Cosmet Dermatol. 2010; 2(2)117-23.

PIMENTEL, A. S. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo a passo do tratamento estético. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2014.

RIBEIRO, C. J. Cosmetologia aplicada a dermoestética. 2. ed., São Paulo: Pharmabooks, 2013.

ROTTA, O. Guia de Dermatologia: clínica, cirúrgica e cosmiátrica. Barueri-SP: Manole, 2014.

TAMURA, B.M; TAMURA, T. Bronzeamento da Pele Após tratamento com LED Azul na Acne. Industria Ltda, São Carlos, SP.Brasil. 2013.

TEIXEIRA, V., VIEIRA, R., FIGUEIREDO, A. Impacto psicossocial da acne. Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Portugal, v. 70, n. 3, p. 291-296, 2012.

YAMADA, D. O uso do LED para o tratamento da acne. Surg Cosmet Dermatol, 2017;9(4):316-23.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão