Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2243

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação, Sensibilização

Resumo

Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos.

 Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.

Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização.

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Biografia do Autor

Lucilene Emidio Domingos, FVC Faculdade Vale do Cricaré

1 Mestranda do programa de mestrado em Ciências Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricaré (FVC) em São Matheus Espírito Santo. [email protected];

José Geraldo Ferreira da Silva, FVC Faculdade Vale do Cricaré

2 Professor Doutor do Programa de Mestrado em Ciências, Tecnologia e Educação Dr. José Geraldo Ferreira da Silva

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Relato de Experiência