CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS UTILIZADOS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE NO ESTÍMULO AO ALEITAMENTO MATERNO
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v7i19.224Palavras-chave:
Amamentação. Atenção primária. Promoção da saúde.Resumo
O trabalho teve como objetivo identificar os conteúdos teóricos/práticos utilizados pelos enfermeiros da atenção básica no incentivo ao aleitamento materno. O estudo foi realizado na cidade de Crato–Ce com 24 enfermeiros. A maioria dos participantes 45,8% tinha de 21 a 30 anos e 91,7% eram do sexo feminino, em relação aos conteúdos teóricos utilizados 33,4% eram sobre as vantagens e desvantagens da amamentação, por fim, alguns dos profissionais relataram abordar a composição do leite materno, intercorrências e fisiologia da lactação. Em relação aos conteúdos práticos 28,5% dos participantes utilizam álbum seriado e bonecos para demonstração visual do aleitamento, outros 38% diz utilizar as palestras em grupo e oficinas para a instigação da amamentação. Conclui-se que, investir nas transformações é um esforço válido, tendo em vista que, além de proporcionar o avanço da amamentação exclusiva, contribuirá para o crescimento e desenvolvimento de crianças sadias e mães informadas.
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