CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS UTILIZADOS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE NO ESTÍMULO AO ALEITAMENTO MATERNO

Ana Paula Agostinho Alencar, Ana Maria Parente Garcia Alencar, Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Ticiana Maria Gomes Guedes

Resumo


O trabalho teve como objetivo identificar os conteúdos teóricos/práticos utilizados pelos enfermeiros da atenção básica no incentivo ao aleitamento materno. O estudo foi realizado na cidade de Crato–Ce com 24 enfermeiros. A maioria dos participantes 45,8% tinha de 21 a 30 anos e 91,7% eram do sexo feminino, em relação aos conteúdos teóricos utilizados 33,4% eram sobre as vantagens e desvantagens da amamentação, por fim, alguns dos profissionais relataram abordar a composição do leite materno, intercorrências e fisiologia da lactação. Em relação aos conteúdos práticos 28,5% dos participantes utilizam álbum seriado e bonecos para demonstração visual do aleitamento, outros 38% diz utilizar as palestras em grupo e oficinas para a instigação da amamentação. Conclui-se que, investir nas transformações é um esforço válido, tendo em vista que, além de proporcionar o avanço da amamentação exclusiva, contribuirá para o crescimento e desenvolvimento de crianças sadias e mães informadas.


Palavras-chave


Amamentação. Atenção primária. Promoção da saúde.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v7i19.224

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