Diversidade de Gênero no Mercado de Trabalho / Gender Diversity in the Labor Market

Autores

  • João Victor Diógenes Dantas Centro Universitário Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2234

Palavras-chave:

Administração. Gestão da Diversidade. Mercado de Trabalho.

Resumo

A temática da diversidade tornou-se constantemente debatida, principalmente em um país como o Brasil, que é conhecido por sua riqueza cultural. Assim, os processos de gestão da diversidade por meio da organização das pessoas no âmbito organizacional busca meios para integração e inclusão social, inclusive no que tange as questões do gênero. A busca pela igualdade e o combate das desigualdades de gênero e orientação sexual é parte da história do Brasil. O presente estudo objetiva apresentar a partir de uma pesquisa bibliográfica os principais desafios enfrentados pelas pessoas LGBTs no mercado de trabalho. Metodologicamente a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo classificada como exploratória e de tipo bibliográfica, onde foram utilizados livros e artigos que tratassem do tema diversidade nas organizações. Pode-se considerar que as recentes tendências empresariais da globalização e o aumento da diversidade étnica e de gênero estão voltando a atenção dos gerentes para a gestão das diferenças culturais. A literatura de gestão sugeriu que as organizações deveriam valorizar a diversidade para aumentar a eficácia organizacional. 

 




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Diógenes Dantas, Centro Universitário Vale do Salgado

[1]Concludente do curso de graduação em Administração pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). E-mail: [email protected]

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-UniVS). Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected]

Referências

ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M.T.L (Org.).As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

BARTA, Thomas; KLEINER, Markus; NEUMANN, Tilo. Is there a payoff from top-team diversity. McKinsey Quarterly, v. 12, p. 65-66, 2012.

BASTOSC, E. M., Pinheiro, M. S., & de Lima, T. C. B. (2016). Orientação sexual e inclusão: um estudo de caso em organização varejista de Fortaleza. Revista de Psicologia,7(1), 165- 180.

BERTOLAMI, M., Artes, R., Gonçalves, P. J., Hashimoto, M., & Lazzarini, S. G. (2018). Sobrevivência de Empresas Nascentes: Influência do Capital Humano, Social, Práticas Gerenciais e Gênero. RAC-Revista de Administração Contemporânea, 22(3), 311-335.

CAVAGNOLLI, Katiane, BOHM, Verônica; Estratégia Empregadas na Gestão da Diversidade nas Organizações: Uma Revisão Bibliográfica, V.1, N.1, Rio Grande do Sul, 2014.

DE OLIVEIRA, Ualison R.; RODRIGUEZ, Martius V. Gestão da diversidade: além de responsabilidade social, uma estratégia competitiva. In: Encontro Nac. de Eng. de Produção.24.,2004.Anais... Florianópolis: ENEGEP, nov. de 2004.

FERREIRA, R. C. (2007). O gay no ambiente de trabalho: análise dos efeitos de ser gay nas organizações contemporâneas. 126 f (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Administração)–Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e da Documentação, Universidade de Brasília, Brasília).

FISCHER, André Luiz. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. As pessoas na organização, 2002.

FLEURY, Maria Tereza Leme. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 3, p. 18-25, 2000.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009a.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAMSON, J. As sexualidades, a teoria queer e a pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMES FILHO, A. S. Experiências educacionais e sociais de travestis no Ceará: um estudo comparado em Juazeiro do Norte e Canindé. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

LEMOS, Else, SALVATORI, Patricia; Comunicação, Diversidades e Organizações: Pensamento e Ação, 1. Ed., São Paulo, 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINEZ, Victor de la Paz Richarte. Diversidade, voz e escuta nas organizações: estudos de casos em empresas brasileiras e espanholas. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MECCHI, C. L. (2007). Diversidade sexual e políticas de gestão de pessoas: um estudo exploratório em três empresas de grande porte. ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 1.

MYERS, Aaron. O valor da diversidade racial nas empresas. Estudos afro-asiáticos, v. 25, n. 3, p. 483-515, 2003.

NETO, Henrique, BICALHO, Renata; Análise das Violências Simbólicas nas Histórias Orais de Transgêneros de Juiz de Fora, N.52, p.<48-70>, Minas Gerais, 2018.

NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. As relações sociais de gênero no trabalho e na reprodução. Revista Aurora, v. 3, n. 2, 2010

OLIVEIRA, U. R. D., & RODRIGUEZ, M. V. R. Y. (2004). Gestão da diversidade: além de responsabilidade social, uma estratégia competitiva. XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Florianópolis, Brasil, 3833-40.

PAZETO, J. C. P. et al. Ferramentas estratégicas aplicadas na busca de maior eficiência na gestão da diversidade no ambiente de trabalho. Revista Fafibe On-Line, Bebedouroo–SP: ano 8, n.1, p. 391-403, 2015.

PEDROSO, Bruno Ferreira (2011). O potencial do turismo LGBT e sua implementação no Guarujá. Revista Don.

PEREIRA, J. B. C., & Hanashiro, D. M. M. (2007). A Gestão da Diversidade: uma Questão de Valorização ou de Dissolução das Diferenças. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

Pereira, J. B. C., & Hanashiro, D. M. M. (2010). . Revista de Administração Contemporânea, 14(4), 670-683.

PINTO, Giselle. Situação das mulheres negras no mercado de trabalho: uma análise dos indicadores sociais. Anais, p. 1-16, 2016.

QUEIROZ, C. S. R., dos Santos, G. S., de Jesus, L., Soares, S., da Silva Ossuna, V., & Pereira, M. S. (2018). ANÁLISE DA LITERATURA DA BASE DE PERIÓDICOS SPELL SOBRE A TEMÁTICA GESTÃO DA DIVERSIDADE. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, 2(2), 15-31.

ROHM, R. H. D., CABRAL, A., & FERNANDES, F. (2012). Diversidade sexual e vantagem competitiva: uma análise de seus impactos nas organizações.

SARAVIA, Enrique. Introdução à teoria da política pública. Políticas públicas, v. 1, p. 21-42, 2006.

SIQUEIRA, D. P., & Samparo, A. J. F. (2017). Os direitos da mulher no mercado de trabalho: da discriminação de gênero à luta pela igualdade. Revista Direito em Debate, 26(48), 287.

SIQUEIRA, M. V. S., Saraiva, L. A. S., de Pádua Carrieri, A., de Lima, H. K. B., & de Abreu Andrade, A. J. (2009). Homofobia e violência moral no trabalho no Distrito Federal. Organizações & Sociedade, 16(50).

SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares; ZAULI-FELLOWS, Amanda. Diversidade e identidade gay nas organizações. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 2010.

TOMEI, A. Patrícia; Responsabilidade Social de Empresas: Análise Qualitativa da Opinião do Empresariado Nacional, Rio de Janeiro, Out/Dez, 1984.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos