A Importância das Atividades Lúdicas no Universo da Educação Infantil / The Importance of Ludic Activities in the Early Childhood Universe

Autores

  • Gislayne Clerisitnay Nuns Conserva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2230

Palavras-chave:

Criança, Lúdico, Educação Infantil

Resumo

A utilização de atividades lúdicas durante a infância é de extrema importância na vida das crianças na educação infantil, pois através deles elas podem incitar o desenvolvimento de várias habilidades, tais como: seu argumento lógico, sua criatividade, reflexão, socialização, entre outros. Partindo desse pressuposto, este estudo teve o objetivo de analisar a importância das atividades lúdicas durante o processo da educação infantil. neste sentido, justifica- se pelo fato de que existem distintos benefícios para essa prática lúdica na educação infantil, integrando o educando em várias questões de destaque. Desta forma, para alcance do objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica advindo de autores como Bee (2003) Costa (2017), Lucena (2016); Vygotsky (1996),Alves (2017) , Silva (2017)  dentre outros. A finalidade em que se utilizam jogos e brincadeiras está no fato de que eles auxiliam no procedimento de reflexão, imaginação, de criação e alarga a relação com outras crianças, proporcionando felicidade e colaborando para o acrescentamento das inúmeras habilidades, expandindo ainda, as definições construtivas, essenciais e benéficas na vida da criança, que estarão contemporâneas ao longo de seu despertar. Pode-se perceber então, que as atividades lúdicas são basilares no cotidiano de uma criança, pois acordam para o desenvolvimento potencial, motiva o processo de aprendizagem e agem de forma influenciadora na integração social. Desta maneira, as atividades concretizadas no âmbito educacional devem ser regularizadas em técnicas e finalidades que amparem o desenvolvimento das crianças, como ocorre com o brincar.

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Biografia do Autor

Gislayne Clerisitnay Nuns Conserva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

2 Doutoranda em Letras (PPGL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é professora contratada da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GPET/UERN. E-mail: [email protected]




 

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

3 Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia de Crato CE e Pós-graduação em Ensino de Biologia e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Pernambuco e pela Universidade Católica de Pernambuco. Docente na  Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. [email protected].


 

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos