Experiências da Ambientação do Programa Residência Pedagógica: Conhecendo na Prática / Program Environment Experiences Pedagogical Residence: Knowing in Practice

Autores

  • Damiana Filgueira da Silva FACHSUC
  • Wêdya Gabriely Pereira Canuto FACHUSC
  • Maria das Graças de Oliveira Bento Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2227

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação docente, Aperfeiçoamento

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar vivências que ocorreram em um estágio/residência pelo PRP - Programa Residência Pedagógica, o mesmo tem se mostrado de grande importância e positivo para a formação docente, o programa foi um grande avanço para a FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, uma parceria em prol do aperfeiçoamento dos licenciandos em Pedagogia e Ciências Biológicas, e por meio deste trabalho pode-se perceber a real importância do Programa. A residência aconteceu na escola Dr. Severino Alves de Sá, localizada em Salgueiro- PE e foi realizado em duas fases,  Ambientação e Imersão e foi a ponte principal para conseguir chegar a tanto conhecimento. Através da residência, pode-se perceber a importância da gestão escolar e do PPP-Projeto Político Pedagógico da escola.  Transformar um ambiente educativo não é fácil, pois requer muita paciência para saber lidar com problemas, ter a prática necessária para poder trabalhar o conjunto e ter didática para transformar as expectativas em realidades. Nada é fácil quando tudo esta ao pé da letra, pois mesmo que tudo seja tranquilidade no ambiente administrativo, sempre vai haver uma pedrinha na qual o gestor terá que resolver, neste caso fica claro a importância de uma gestão escolar e do Projeto Político Pedagógico-PPP, que é um documento organizador de uma instituição escolar, esses novos programas estão vindo para somar juntamente com a escola e transformar a educação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica através de estudos realizados por teóricos como: Libâneo (2005), Veiga (2002) e Tardif  (2008). Todas as fases do PRP foram realizadas com grande sucesso. Cada uma proporcionou conhecimentos específicos. Certamente o Programa fortaleceu a parceria entre a universidade e a escola campo de residência, culminado no aperfeiçoamento da prática docente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damiana Filgueira da Silva, FACHSUC

[1] Graduanda em licenciatura em Pedagogia, FACHSUC, [email protected];

Wêdya Gabriely Pereira Canuto, FACHUSC

[2] Graduada em licenciatura em Pedagogia, FACHUSC, [email protected];

Maria das Graças de Oliveira Bento, Universidade Católica de Pernambuco

[3] Mestra, Universidade Católica de Pernambuco, [email protected] .


 


 




Referências

BRASIL. Edital Capes 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018- residência-pedagogica.pdf. Acesso em 19 de Setembro de 2019

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005

TARDIF, M. As concepções do saber dos professores de acordo com diferentes tradições teóricas e intelectuais (Xerox Pós-graduação PUC), Rio de Janeiro, 2000.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.) O ofício de professor: história, Perspectivas e desafios internacionais. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. (org) 14ª ed. - Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos