Metodologias Ativas no Ensino Profissional: Um Olhar Docente / Active Methodologies in Vocational Education: The Teacher's View

Autores

  • Diana Clementino de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Norma Nancy Emanuelle Silverio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)
  • Karen Cavalcanti Tauceda Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2225

Palavras-chave:

Ensino Profissional, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente objetivou analisar o uso de metodologias ativas no ensino profissional nas Escolas de Ensino Profissional do município de Iguatu/CE, a partir de um olhar docente. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro com perguntas norteadoras. Para a análise das informações provenientes das entrevistas, ultilizou-se o software Interface de R pour L Analyses Multidimensionnelles de Textes L de Questionnaires, versão 0.7 alfa 2. Os docentes evidenciaram o potencial das metodologias ativas na transformação de um aluno mais ativo, autônomo, protagonista e reflexivo no processo de aprendizagem, além de apontarem como fragilidade a falta de conhecimento prévio dos alunos e de interesse e percepção em relação a contribuição das metodologias ativas na construção de uma aprendizagem significativa. Observou-se que os docentes não adotam o uso de metodologias ativas em sua prática docente. Mais estudos nessa área faz-se necessário para fomentar as possibilidades de trabalho com metodologias ativas no processo de aprendizagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Clementino de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

1 Professora, Mestranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [email protected], Iguatu – CE, Brasil;

Norma Nancy Emanuelle Silverio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2 Servidora pública, Doutoranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [email protected], Recife/PE, Brasil;

Samuel Ilo Fernandes de Amorim, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

3 Professor, Mestre, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), [email protected], Iguatu – CE, Brasil;

Karen Cavalcanti Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

4 Professora, Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [email protected], Porto Alegre – RS, Brasil.

Referências

AUSUBEL, DP. Aquisição e retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Pântano. 2003.

BACICH, L.; MORAN, J (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

CASTRO, EA. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e Docência, v.6, n.2, p.47-58, 2015

CHASSOT, I. Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de química) mais crítico. Canoas: Ed. aa ULBRA, 1995.

CAMARGO, BV., JUSTO, AM. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, vol. 21, nº 2, 513-518, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 2011.

GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, JC. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

MOREIRA, MA. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011b.

PERRENOUD, P. “Construir competências é virar as costas aos saberes?” In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000 (p. 15-19).

_____. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

POZO, JI.; CRESPO, MAG. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROSA, SS. Construtivismo e mudança. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHÖN, DA. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SEDUC. A gestão pedagógica e o desempenho escolar/ Secretaria da Educação Básica do Ceará – Fortaleza: Edições SEDUC, 2005. 100p.:il.-(Coleção Escolar).

SOUZA, CS; IGLESIAS, AG; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos