Metodologias Ativas no Ensino Profissional: Um Olhar Docente / Active Methodologies in Vocational Education: The Teacher's View

Autores

  • Diana Clementino de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Norma Nancy Emanuelle Silverio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)
  • Karen Cavalcanti Tauceda Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2225

Palavras-chave:

Ensino Profissional, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente objetivou analisar o uso de metodologias ativas no ensino profissional nas Escolas de Ensino Profissional do município de Iguatu/CE, a partir de um olhar docente. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro com perguntas norteadoras. Para a análise das informações provenientes das entrevistas, ultilizou-se o software Interface de R pour L Analyses Multidimensionnelles de Textes L de Questionnaires, versão 0.7 alfa 2. Os docentes evidenciaram o potencial das metodologias ativas na transformação de um aluno mais ativo, autônomo, protagonista e reflexivo no processo de aprendizagem, além de apontarem como fragilidade a falta de conhecimento prévio dos alunos e de interesse e percepção em relação a contribuição das metodologias ativas na construção de uma aprendizagem significativa. Observou-se que os docentes não adotam o uso de metodologias ativas em sua prática docente. Mais estudos nessa área faz-se necessário para fomentar as possibilidades de trabalho com metodologias ativas no processo de aprendizagem.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Diana Clementino de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

1 Professora, Mestranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diana.sousa09@hotmail.com, Iguatu – CE, Brasil;

Norma Nancy Emanuelle Silverio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2 Servidora pública, Doutoranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, normanancy@hotmail.com, Recife/PE, Brasil;

Samuel Ilo Fernandes de Amorim, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

3 Professor, Mestre, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), samuel_ilo@hotmail.com, Iguatu – CE, Brasil;

Karen Cavalcanti Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

4 Professora, Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ktauceda@gmail.com, Porto Alegre – RS, Brasil.

Referências

AUSUBEL, DP. Aquisição e retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Pântano. 2003.

BACICH, L.; MORAN, J (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERBEL, NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

CASTRO, EA. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e Docência, v.6, n.2, p.47-58, 2015

CHASSOT, I. Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de química) mais crítico. Canoas: Ed. aa ULBRA, 1995.

CAMARGO, BV., JUSTO, AM. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, vol. 21, nº 2, 513-518, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 2011.

GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, JC. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

MOREIRA, MA. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011b.

PERRENOUD, P. “Construir competências é virar as costas aos saberes?” In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000 (p. 15-19).

_____. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

POZO, JI.; CRESPO, MAG. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROSA, SS. Construtivismo e mudança. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHÖN, DA. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SEDUC. A gestão pedagógica e o desempenho escolar/ Secretaria da Educação Básica do Ceará – Fortaleza: Edições SEDUC, 2005. 100p.:il.-(Coleção Escolar).

SOUZA, CS; IGLESIAS, AG; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos