Metodologias Ativas no Ensino Profissional: Um Olhar Docente / Active Methodologies in Vocational Education: The Teacher's View
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2225Palavras-chave:
Ensino Profissional, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa.Resumo
O presente objetivou analisar o uso de metodologias ativas no ensino profissional nas Escolas de Ensino Profissional do município de Iguatu/CE, a partir de um olhar docente. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro com perguntas norteadoras. Para a análise das informações provenientes das entrevistas, ultilizou-se o software Interface de R pour L Analyses Multidimensionnelles de Textes L de Questionnaires, versão 0.7 alfa 2. Os docentes evidenciaram o potencial das metodologias ativas na transformação de um aluno mais ativo, autônomo, protagonista e reflexivo no processo de aprendizagem, além de apontarem como fragilidade a falta de conhecimento prévio dos alunos e de interesse e percepção em relação a contribuição das metodologias ativas na construção de uma aprendizagem significativa. Observou-se que os docentes não adotam o uso de metodologias ativas em sua prática docente. Mais estudos nessa área faz-se necessário para fomentar as possibilidades de trabalho com metodologias ativas no processo de aprendizagem.
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