Percepção Ambiental de Alunos de Graduação em Administração Pública / Environmental Perception of Graduation Students in Public Administration

Autores

  • Ejane Ferreira Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gelsomina Maria Bignetti Veloso Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andressa Pacífico Franco Quevedo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Eliabe Roberto de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2214

Palavras-chave:

Administração pública. Educação à distância. Percepção ambiental

Resumo

A gestão do meio ambiente perpassa pelos valores que o ser humano atribui a esse patrimônio e é influenciada pela percepção dos indivíduos sobre os problemas ambientais. Isso motivou a identificação da questão da pesquisa em avaliar o perfil e a percepção ambiental dos futuros administradores do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Polo UAB Limoeiro – PE. A pesquisa teve cunho quantitativo e qualitativo, sendo usado um questionário com 30 assertivas, abordando temas e conteúdos relacionados ao meio ambiente. Percebeu-se que os alunos entendem a importância de atuar ativamente como cidadãos, em questões ambientais, além de acharem pertinente, a ampliação de temas ambientais na matriz curricular do Bacharelado em Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ejane Ferreira Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

1 Bacharela em Administração Pública, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, UAEADTEC, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; ejane_teixeira@hotmail.com;

 

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; limalb53@gmail.com;

Gelsomina Maria Bignetti Veloso, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Assistente em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco Mestranda em Tecnologia e Gestão em Educação a distância. ginamariaveloso@gmail.com;


Andressa Pacífico Franco Quevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; andressadm@gmail.com;

 

Eliabe Roberto de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor pesquisador, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; elroso2009@gmail.com.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2004.

BAKER, M. J. Administração de marketing. Rio de Janeiro, Elsevier. 2005.

BRANDALISE, L. T.; BERTOLINI, G. R. F; ROJO, C. A.; LEZANA, A. G. R.; POSSAMAI, O. Percepção e o comportamento ambiental dos universitários em relação ao grau de educação ambiental. Gestão da Produção, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 273-285, abr.-jun. 2009.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. O Papel do Administrador. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-papel-do-administrador/67510/. Acesso em: 10 jul. 2017.

DEMAJAROVIC, J.; MARTÃO, M. S. Competência e inserção profissional de administradores em sustentabilidade. Pretexto, v.15, n. especial, p. 48-66, 2014.

DEMAJAROVIC, J.; SILVA, H.C.O. Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafio e perspectivas. Revista de Administração Markenzie, v.13, n.5, p.39-64, 2012.

DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 2008.

FERNANDES, S. R.; SOUZA, V. J. ; PELISSARI, V. B; FERNANDES, S. T. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestao em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. In: ENCONTRO DA ANPPAS, 2., 2004, Indaiatuba. Anais... Belém: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004. NEPA. 2004.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002.

GOMES, O. A. P.; SILVA, A. C. N. P. Sistema de Gestão Ambiental: sua implementação melhora o desempenho ambiental? Disponível em: <http://www.cdp.com.br/arquivo/artigos/Sistema%20de%20Gestao%20Ambiental.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2017.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso, 2012.

GUIMARAES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 2001.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, I., LIMA JUNIOR, P. S.; OLIVEIRA, L. C., MELO, J. M. M., PEREIRA FILHO, A. Percepção ambiental dos estudantes universitários da UNEB campus Juazeiro - BA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 4., 2013, Salvador (BA). Anais... Salvador (BA): IBEAS, 2013. p.1-6.

MACEDO, C.V.P.; FREITAS, A.A.F.; GUERRA, D.S. Uma escala para mensuração da importância percebida pelos docentes sobre a abordagem socioambiental nos cursos de administração de empresas. Revista de Administração Markenzie, v.14, n.1, p.75-97, 2013.

MARCELINO, E.P.S. A importância da gestão ambiental para os estudantes de administração. Trabalho de conclusão de curso. João Pessoa, PB, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos