Empreendedorismo Informal Desenvolvido em uma Intituição de Ensino Superior: Estudo de Caso / Informal Entrepreneurship Developed in a Higher Education Institution: Case Study

Autores

  • Cassia Maria Freire de Matos CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO SALGADO
  • João José Anselmo dos Santos Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2213

Palavras-chave:

Diagnóstico. Empreendedorismo. Entendimento. Ferramentas.

Resumo

O estudo teve como objetivo geral diagnosticar o empreendedorismo informal considerado no estudo. Em termos específicos visou: traçar o perfil dos empreendedores informais considerados no estudo quanto aos aspectos sociais, levantar as ferramentas administrativas utilizadas pelos negócios informais considerados no estudo, analisar o processo de aquisição e comercialização dos produtos pelos os negócios informais considerados. Foi realizado no município de Icó-CE, junto a cinco discentes do Centro Universitário Vale do Salgado – UNIVS, que desenvolvem negócio de forma informal no interior da referida instituição. Transcorreu de fevereiro a novembro de 2019, com a pesquisa de campo acontecendo em outubro/19. Trata-se de um estudo de natureza básica com procedimento exploratório e foi adotada a abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário estruturado com questões abertas. A análise das informações coletadas foi realizada mediante o método de análise do conteúdo. Negócios informais desenvolvidos por discentes no interior da referida IES é uma realidade que necessita de estudos mais aprofundados. Constata-se que os discentes pesquisados possuem certo nível de entendimento e utilização de ferramentas administrativas e entende-se que tal condição tenha uma relação direta com a experiência no setor formal e ao curso de frequenta. Uso da internet é fundamental para o processo de aquisição e comercialização desenvolvido nos referidos negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Maria Freire de Matos, CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO SALGADO

Concluinte do curso de Administração do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). E-mail: [email protected]. Icó – Ceará, Brasil;

João José Anselmo dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

² Mestre João José Anselmo dos Santos. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Agrônomo. E-mail: [email protected]. Icó – Ceará, Brasil.

 

 

Referências

ARAÚJO, Jaqueline Chieiramonte et al. Análise de SWOT: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial. ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, v. 5, 2015.

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Empreendedorismo: Conceitos e Definições, Espanha, p.25-38, 2014.

CAMARGO, J. M. C. Desemprego, informalidade e rotatividade: reformas que fazem a diferença. In: GIAMBIAGI, F.; BARROS, O. (Org.). Brasil Pós crise: agenda para a próxima década. Campus, 2009.

Conselho Nacional de Saude – CNS. Resolução Nº 510. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 06 out. 2019

Chizzotti, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez. 2006

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://paraiso.ifto.edu.br/docente/admin/upload/docs_upload/material_0cc3c0ef29.pdf. Acesso em: 07 de Maio 2019.

FRANCO, Jheine Oliveira Bessa; GOUVÊA, Josiane Barbosa. A Cronologia dos Estudos Sobre O Empreendedorismo, Paraíba, p.144-166, 29 set. 2016.

GOMES, Josemeire Alves; FREITAS, Ana Augustina Ferreira; CAPELO JÚNIOR, E. O Retrato do Empreendedor Informal. XXV Encontro Nacional de, 2005.

GOMES, A.F. Mulheres empreendedoras. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2006.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisas Econômicas Informais Urbanas. Trabalho informal atinge 60% da população. 2003. Disponível em: http//www.fianceone.com.br/notícia.php?lang=BR&nid=4735. Acesso em: 15 de Março de 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Economia Informal Urbana 2003. Rio de Janeiro, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientifica. Atlas, 7. Ed. São Paulo, 2017.

LEONE, Eugenia Troncoso. O Perfil dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Economia Informal. Escritório da OIT no Brasil. Brasília, 2010. (Série Trabalho Decente no Brasil; Documento de trabalho, n.3).

MIRANDA,Ferramentas Administrativas Utilizadas nas Micro e Pequenas Empresas: Uma AnÁlise Realizada no Centro Comercial da Cidade de ViÇosa - Mg, Minas Gerais, v. 1, p.39-52, 2016.

MONTEIRO, Aline et al. IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. ImportÂncia das Redes Sociais Para As Pequenas e MÉdias Empresas, Mato Grosso do Sul, p.01-12, 2015.

PERES, Thiago Brandão. Informalidade: um conceito em busca de uma teoria. Revista da ABET, v. 14, n. 2, 2016.

POTRICH, Ani Caroline Grigion; RUPPENTHAL, Janis Elisa. Empreendedorismo na Informalidade: Um Estudo de Caso no Shopping Independência de Santa Maria-rs, Santa Maria, p.145-158, set. 2013.

POSSEBON, Daniela. Uma Breve História do Tempo Presente Sobre o Comércio Informal em Santa Maria. Revista Latino-Americana de História-UNISINOS, v. 1, n. 3, p. 261-275, 2012.

SCHINAIDER, Anelise Daniela; BARBOSA, Isabelle Noga. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019.

SILVA, et al. Um Estudo Sobre a Percepção dos Empreendedores Individuais da Cidade de Recife Quanto a Adesão Lei do Micro Empreendedor Individual (LEI MEI - 128/08), São Paulo, p.121-137, 2010.

SILVA, Mayara Gomes da. Empreendedorismo Feminino e Informalidade:Um Retrato do Distrito Gertrudes, Patos- Paraiba, p.12-59, 2015.

VIEIRA, Keila Apoliana Aparecida; RAMOS, Marco Aurélio. Empreendedorismo Por Oportunidade Ou Por Necessidade? Um Estudo Comparativo Com Empreendedores do Setor de Transportes do MunicÍpio de Vespasiano - Mg, Minas Gerais, p.01-19, 22 jun. 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos