Empreendedorismo Informal Desenvolvido em uma Intituição de Ensino Superior: Estudo de Caso / Informal Entrepreneurship Developed in a Higher Education Institution: Case Study
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2213Palavras-chave:
Diagnóstico. Empreendedorismo. Entendimento. Ferramentas.Resumo
O estudo teve como objetivo geral diagnosticar o empreendedorismo informal considerado no estudo. Em termos específicos visou: traçar o perfil dos empreendedores informais considerados no estudo quanto aos aspectos sociais, levantar as ferramentas administrativas utilizadas pelos negócios informais considerados no estudo, analisar o processo de aquisição e comercialização dos produtos pelos os negócios informais considerados. Foi realizado no município de Icó-CE, junto a cinco discentes do Centro Universitário Vale do Salgado – UNIVS, que desenvolvem negócio de forma informal no interior da referida instituição. Transcorreu de fevereiro a novembro de 2019, com a pesquisa de campo acontecendo em outubro/19. Trata-se de um estudo de natureza básica com procedimento exploratório e foi adotada a abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário estruturado com questões abertas. A análise das informações coletadas foi realizada mediante o método de análise do conteúdo. Negócios informais desenvolvidos por discentes no interior da referida IES é uma realidade que necessita de estudos mais aprofundados. Constata-se que os discentes pesquisados possuem certo nível de entendimento e utilização de ferramentas administrativas e entende-se que tal condição tenha uma relação direta com a experiência no setor formal e ao curso de frequenta. Uso da internet é fundamental para o processo de aquisição e comercialização desenvolvido nos referidos negócio.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jaqueline Chieiramonte et al. Análise de SWOT: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial. ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, v. 5, 2015.
BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Empreendedorismo: Conceitos e Definições, Espanha, p.25-38, 2014.
CAMARGO, J. M. C. Desemprego, informalidade e rotatividade: reformas que fazem a diferença. In: GIAMBIAGI, F.; BARROS, O. (Org.). Brasil Pós crise: agenda para a próxima década. Campus, 2009.
Conselho Nacional de Saude – CNS. Resolução Nº 510. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 06 out. 2019
Chizzotti, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez. 2006
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://paraiso.ifto.edu.br/docente/admin/upload/docs_upload/material_0cc3c0ef29.pdf. Acesso em: 07 de Maio 2019.
FRANCO, Jheine Oliveira Bessa; GOUVÊA, Josiane Barbosa. A Cronologia dos Estudos Sobre O Empreendedorismo, Paraíba, p.144-166, 29 set. 2016.
GOMES, Josemeire Alves; FREITAS, Ana Augustina Ferreira; CAPELO JÚNIOR, E. O Retrato do Empreendedor Informal. XXV Encontro Nacional de, 2005.
GOMES, A.F. Mulheres empreendedoras. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2006.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisas Econômicas Informais Urbanas. Trabalho informal atinge 60% da população. 2003. Disponível em: http//www.fianceone.com.br/notícia.php?lang=BR&nid=4735. Acesso em: 15 de Março de 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Economia Informal Urbana 2003. Rio de Janeiro, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientifica. Atlas, 7. Ed. São Paulo, 2017.
LEONE, Eugenia Troncoso. O Perfil dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Economia Informal. Escritório da OIT no Brasil. Brasília, 2010. (Série Trabalho Decente no Brasil; Documento de trabalho, n.3).
MIRANDA,Ferramentas Administrativas Utilizadas nas Micro e Pequenas Empresas: Uma AnÁlise Realizada no Centro Comercial da Cidade de ViÇosa - Mg, Minas Gerais, v. 1, p.39-52, 2016.
MONTEIRO, Aline et al. IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. ImportÂncia das Redes Sociais Para As Pequenas e MÉdias Empresas, Mato Grosso do Sul, p.01-12, 2015.
PERES, Thiago Brandão. Informalidade: um conceito em busca de uma teoria. Revista da ABET, v. 14, n. 2, 2016.
POTRICH, Ani Caroline Grigion; RUPPENTHAL, Janis Elisa. Empreendedorismo na Informalidade: Um Estudo de Caso no Shopping Independência de Santa Maria-rs, Santa Maria, p.145-158, set. 2013.
POSSEBON, Daniela. Uma Breve História do Tempo Presente Sobre o Comércio Informal em Santa Maria. Revista Latino-Americana de História-UNISINOS, v. 1, n. 3, p. 261-275, 2012.
SCHINAIDER, Anelise Daniela; BARBOSA, Isabelle Noga. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019.
SILVA, et al. Um Estudo Sobre a Percepção dos Empreendedores Individuais da Cidade de Recife Quanto a Adesão Lei do Micro Empreendedor Individual (LEI MEI - 128/08), São Paulo, p.121-137, 2010.
SILVA, Mayara Gomes da. Empreendedorismo Feminino e Informalidade:Um Retrato do Distrito Gertrudes, Patos- Paraiba, p.12-59, 2015.
VIEIRA, Keila Apoliana Aparecida; RAMOS, Marco Aurélio. Empreendedorismo Por Oportunidade Ou Por Necessidade? Um Estudo Comparativo Com Empreendedores do Setor de Transportes do MunicÍpio de Vespasiano - Mg, Minas Gerais, p.01-19, 22 jun. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.