PSICÓLOGO ESCOLAR E PSICOPEDAGOGO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Cristiana Linhares Ribeiro Alencar, Flávia Adalgisa Ferreira Lima, Irene Fernandes Batista, Lucicleide Sampaio Jeremias

Resumo


A escola é permeada por uma série de questões complexas, visto que é composta por uma diversidade de seres humanos, onde cada um traz consigo suas peculiaridades intrínsecas ao mundo familiar, bem como as questões próprias de cada um, neste contexto são necessárias a atuação de diversos profissionais, dentre eles o Psicólogo Escolar e o Psicopedagogo. O presente artigo tem como objetivo estudar os limites e as possibilidades de atuação do psicólogo escolar e do psicopedagogo no espaço escolar. O estudo utilizou como metodologia para apropriação do conhecimento uma revisão de literatura com busca em sites acadêmicos de estudiosos sobre a temática. Fica claro neste estudo a necessidade de uma equipe multidisciplinar dentro do ambiente escolar, que favoreça o resgate do ensino aprendizagem de forma global e integrada, tendo como profissionais imprescindíveis o psicólogo escolar e o psicopedagogo, frente aos diversos problemas que permeiam a escola, propiciando o desenvolvimento de todos os aspectos educacionais que repercutem no processo ensino aprendizagem. Entretanto, em se tratando das possibilidades de intervenção de atuação destes profissionais pode-se perceber que o campo de atuação é vasto e cada um possui suas peculiaridades, mas que os pontos de atuação muitas vezes são convergentes, tendo em vista a busca de um objetivo comum que é promover a aprendizagem de forma satisfatória com o desenvolvimento do ser em seus aspectos biopsicossociais.


Palavras-chave


Psicólogo Escolar, Psicopedagogo, Dificuldade de Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v7i19.221

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