Mulheres Empreendedoras No Brasil: Um Estudo Bibliográfico / Entrepreneuring Women In Brazil: A Bibliographic Study

Autores

  • Nadine Pereira de Oliveira Lima
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho UniVS

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2208

Resumo

No decorrer dos anos a mulher vem marcando a sociedade com sua persistência a fim de conquistar seu lugar no mercado de trabalho. Passou por grandes obstáculos, entretanto, atualmente, recompensada pelo esforço de décadas de luta a mulher, teve seus direitos garantidos. O presente estudo tem como objetivo discutir e debater sobre o empreendedorismo feminino no Brasil a partir de uma revisão bibliográfica. Metodologicamente o estudo é de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, de tipo bibliográfico. Assim, considera-se que o empreendedorismo feminino é um grande avanço no mundo do trabalho nos dias atuais, e se tornou cada vez mais fácil encontrar mulheres em vários setores, que eram considerados tradicionalmente masculinos. Entre as características empreendedoras encontradas, as mais apontadas por são: inovação, obsessão pelas oportunidades, motivação e superação. Assim, as empreendedoras possuem comprometimento e determinação, autoconfiança e habilidade de adaptação, em seus negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadine Pereira de Oliveira Lima

Concludente do curso de graduação em Administração pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

Antoniel dos Santos Gomes Filho, UniVS

Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-UniVS). Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AMORIM, R. O.; BATISTA, L. E. Empreendedorismo feminino: razão do empreendimento. 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170602115149.pdf

ASSUNÇÃO, J. C.; ANJOS, M. A. D. Empreendedorismo feminino: um estudo no estado de Minas Gerais. REVISTA GETEC, v.7, n.16, 2018.

BOMENY, H. Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.

CUSTÓDIO, T. P. A importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. 2011. Monografia (Bacharelado em Administração) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins- SP, 2011.

FERNANDES, A. P. G.; SANTOS, J. X.; SOUZA, M. A. Empreendedorismo feminino: um estudo sobre as características das mulheres empreendedoras no setor de varejo no barreiro. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Petrópolis-RJ, 2017. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/64249.pdf

JONATHAN, E. G. Mulheres empreendedoras: o desafio da escolha do empreendedorismo e o exercício do poder. Psicologia Clínica, v. 23, n. 1, 2011.

KOCHHANN, S. C.; RODRIGUES, G. O. Gestão da diversidade: 1 questão social emergente ou dignidade humana?. Revista Espaço Acadêmico, v. 16, n. 182, 2016.

MUNHOZ, G. S. Quais as contribuições que o estilo feminino de liderança traz para as organizações empreendedoras?. ANAIS DO I EGEPE, 2000. Disponível em: http://www.josewilker.com/material_didatico/lideranca/lideranca_feminina.pdf

NORO, G.B.; DENARDIN, E. S.; PASA, M. L. C. AS CARACTERÍSTICAS E OS DESAFIOS DAS MULHERES EMPREENDEDORAS DE RESTINGA SÊCA. 4º ENEPO - Encontro de estudos e pesquisas em organizações. 2008. Disponível em: http://files.greice-noro.webnode.com.br/200000053-9a7e39b785/ENEPO_2008_empreendedorismo.pdf

PIRES, F. M. Gênero e as práticas de gestão nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. v.3, n.1, 2010.

RAMOS, K. S.; VALDISSER, C. R. das dificuldades ao sucesso: os caminhos tortuosos e cheios de obstáculos enfrentados por empreendedoras. REVISTA GETEC, v.8, n.20, 2019.

ROBBINS, P. S.; JUDGE, A. T.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e pratica no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SEBRAE. Empreendedorismo feminino: cresce o número de mulheres empresárias. 2017. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/bis/empreendedorismo-feminino-cresce-o-numero-de-mulheres-no-negocio,852aff9f3862f510VgnVCM1000004c00210aRCRD

SILVA, M. R. A. Perfil das mulheres empreendedoras individuais: um estudo realizado na cidade de Pombal- PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.

SILVA, P. M. M. A resiliência no empreendedorismo feminino. Gestão e Sociedade – Revista Eletrônica, v.13, n.34, 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Comment