A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /

Autores

  • Witalla Dayane Silva Monteiro Neto Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2203

Palavras-chave:

Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo,  O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social.

 

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Biografia do Autor

Witalla Dayane Silva Monteiro Neto, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

3 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 

Referências

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Publicado

2019-12-29

Edição

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