Qualidade de Vida no Trabalho no Setor Industrial / Quality of Work Life in the Industrial Sector

Autores

  • Anailson Caetano Bezerra Centro Universitário Vale do Salgado
  • Hilda Roberta Diniz

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2190

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, organização, mercado competitivo.

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como a qualidade de vida no trabalho pode influenciar diretamente no crescimento da organização dentro do mercado competitivo. Em termos específicos visa; Verificar como a qualidade de vida no trabalho influencia no dia-a-dia da organização; Entender como a qualidade de vida no trabalho pode agir como fator motivacional; Averiguar como a qualidade de vida no trabalho é implantada nas organizações e compreender como a (QVT) pode se tornar um plano estratégico diante as demais dentro do mercado competitivo. O mesmo transcorreu no período de fevereiro a novembro de 2019, envolvendo o projeto de pesquisa e a elaboração do artigo cientifico. O estudo se caracteriza por ser de natureza básica e descritiva, de fontes bibliográficas do tipo narrativas sedo sua abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, C. Qualidade de vida e a motivação no trabalho. Fundação Educacional do Município de Assis, 2014.

BUENO, M. Gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa. Revista Qualidade Total, 2010

CARVALHO, J.F. MARTINS, E.P.T.; LÚCIO, L.; PAPANDÉIA, P.J. Qualidade de vida no trabalho e fatores motivacionais dos colaboradores nas organizações. 7º. Ed. São Paulo: Educa em foco, 2013.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

FIGUEREDO, ROSEMARA GIZZE. Qualidade de vida no trabalho versus desempenho organizacional. Universidade de maringá. Paraná, 2016.

GALEANO, RONIE; VIEIRA, V. A; ARAÚJO, KÊNIA. A Qualidade de vida no trabalho como fator de influência no desempenho organizacional. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, 2010.

Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social/ 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2016.

LIMONGI-FRANÇA, A.C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MACHADO, S.S. Gestão da qualidade – inhumas: IFG; Santana Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

MAINARDES E.W, LOURENÇO L, TONTINI G. Percepções dos conceitos de qualidade e gestão pela qualidade total: estudo de caso na universidade. Revista Gestão Organizacional, 2010.

MATOS P.C. Tipos de revisão de literatura. Faculdade de Ciência agronômica. Botucatu, 2015.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS Ernani Cesar. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. Ed. – Rio Grande do Sul: Feevale, 2013

RIBEIRO, L.A.; SANTANA, L.C. Qualidade de vida no trabalho: fator decisivo para o sucesso organizacional. RIC Cairu, v. 2, n. 2, p. 75-96, 2015.

TOMAZ W.L.; SOUZA A.I.; GORDONO F.S.; ESPERIDÃO M.; PEREIRA E.P. A importância da qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma empresa do ramo de seguros da cidade de bauru/sp. Revista conbrad. Vº. 1, nº 3, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão