Mestrado Profissional em Gestão Pública: Análise das Expectativas e Percepções dos alunos / Professional Master in Public Management: Student Perceptions Analysis
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2183Palavras-chave:
Percepção. Mestrado profissional. Desenvolvimento.Resumo
Uma das modalidades mais recentes em pós-graduações stricto sensu no Brasil, diz respeito aos mestrados profissionais. Ainda há poucas avaliações quanto às expectativas, dificuldades e benefícios percebidos pelos alunos quanto aos mesmos. O objetivo do presente estudo é mapear as expectativas e percepções dos discentes do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Turma Fora de Sede/ Universidade Federal do Cariri, considerando as melhorias como retorno à instituição beneficiada. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quali-quantitativo, realizado com 14 alunos recém ingressos no curso, todos servidores públicos em Universidade Federal do Cariri. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado para o propósito do estudo. Os resultados demostraram que os alunos são, em sua maioria Assistentes em administração (42,9%) e Administradores (42,9%), com idade média de 34,07 anos, que tentaram o Mestrado pela primeira vez (71,4%) e residem nos municípios próximos de Crato (42,8%), Juazeiro do Norte (35,8%) ou Barbalha (21,4%). A percepção de Mestrado eliciou associações positivas: Aprendizado e Fortalecimento Profissional e Inovação (93%), Gestão (83,3%) e a Normas de convivência (16,7%). As expectativas demonstradas pelos mestrandos foram no sentido de: “Melhorar o desempenho da UFCA” (37,2%), “Aperfeiçoamento profissional” (31,4%) e “Ampliar conhecimentos” (31,4%). Sobre as possíveis dificuldades, destaca-se a “Escassez de tempo” (70,6%), “Sobrecarga de trabalho” (17,6%) e “Dificuldades de adaptação” (11,8%). Quanto aos benefícios do mestrado, sobressaíram-se: “Acesso a ferramentas e Novas técnicas de trabalho” (50%) e "Desenvolvimento e Capacitação dos servidores” (50%). Os resultados deste estudo devem ser considerados apenas para o contexto observado, não devendo ser generalizados para outras IES. Este estudo deverá servir para uma maior compreensão sobre a percepção dos mestrandos, possibilitando ajustes e melhorias na qualificação dos servidores da Universidade Federal do Cariri, através de sua Política de Desenvolvimento de Pessoal.
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