Mestrado Profissional em Gestão Pública: Análise das Expectativas e Percepções dos alunos / Professional Master in Public Management: Student Perceptions Analysis

Autores

  • Lilian Cavalcante Feitosa Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Maria Alinele Lucena Soares Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Kátia Daniele Dutra Brito Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Sabrina Suerli Lucena Melo Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Francisca Cristiane Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri
  • Jeamy Kelly Alves Lopes Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri – UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2183

Palavras-chave:

Percepção. Mestrado profissional. Desenvolvimento.

Resumo

Uma das modalidades mais recentes em pós-graduações stricto sensu no Brasil, diz respeito aos mestrados profissionais. Ainda há poucas avaliações quanto às expectativas, dificuldades e benefícios percebidos pelos alunos quanto aos mesmos. O objetivo do presente estudo é mapear as expectativas e percepções dos discentes do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Turma Fora de Sede/ Universidade Federal do Cariri, considerando as melhorias como retorno à instituição beneficiada. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quali-quantitativo, realizado com 14 alunos recém ingressos no curso, todos servidores públicos em Universidade Federal do Cariri.  O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado para o propósito do estudo. Os resultados  demostraram que os alunos são, em sua maioria Assistentes em administração (42,9%) e Administradores (42,9%), com idade média de 34,07 anos, que tentaram o Mestrado pela primeira vez (71,4%) e residem nos municípios próximos de Crato (42,8%), Juazeiro do Norte (35,8%) ou Barbalha (21,4%). A percepção de Mestrado eliciou associações positivas: Aprendizado e Fortalecimento Profissional e Inovação (93%), Gestão (83,3%) e a Normas de convivência (16,7%). As expectativas demonstradas pelos mestrandos foram no sentido de: “Melhorar o desempenho da UFCA” (37,2%), “Aperfeiçoamento profissional” (31,4%) e “Ampliar conhecimentos” (31,4%). Sobre as possíveis dificuldades, destaca-se a “Escassez de tempo” (70,6%), “Sobrecarga de trabalho” (17,6%) e “Dificuldades de adaptação” (11,8%). Quanto aos benefícios do mestrado, sobressaíram-se: “Acesso a ferramentas e Novas técnicas de trabalho” (50%) e "Desenvolvimento e Capacitação dos servidores” (50%). Os resultados deste estudo devem ser considerados apenas para o contexto observado, não devendo ser generalizados para outras IES. Este estudo deverá servir para uma maior compreensão sobre a percepção dos mestrandos, possibilitando ajustes e melhorias na qualificação dos servidores da Universidade Federal do Cariri, através de sua Política de Desenvolvimento de Pessoal.

 


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Biografia do Autor

Lilian Cavalcante Feitosa, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1 Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri e Pós-graduação no MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná. Servidora pública federal da Universidade Federal do Cariri. Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. E-mail: [email protected];

Maria Alinele Lucena Soares, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

2 Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA e em Português pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Kurios - FAK. Servidora pública federal, técnico-administrativo,  Gerente na Divisão de Gestão Pedagógica da Universidade Federal do Cariri - UFCA. E-mail: alinele. @ufca.edu.br;

Kátia Daniele Dutra Brito, Universidade Federal do Cariri – UFCA

3 Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Servidora pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. [email protected];

Sabrina Suerli Lucena Melo, Universidade Federal do Cariri – UFCA

4 Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio FALS.
Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Faculdade Juazeiro do Norte – FJN. E-mail: [email protected];

Francisca Cristiane Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri

5 Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri. Gerente da Divisão de Gestão de Desempenho da Universidade Federal do Cariri. E-mail: [email protected];

Jeamy Kelly Alves Lopes, Universidade Federal do Cariri – UFCA

6 Graduação em Administração de Empresas na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialização em Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Servidora Pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. E-mail: [email protected];

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri – UFCA

7 Doutorado em Psicologia social  pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. E-mail: [email protected].

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos