Qualidade de Vida de Agentes Comunitários de Saúde / Quality of Life of Community Health Agents

Autores

  • Fabiana Ferreira Oliveira Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
  • Monique Lulio de Souza Leite Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Leonardo Costa Sampaio Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2181

Palavras-chave:

Agente Comunitário de Saúde. Qualidade de vida no trabalho. SF-36

Resumo

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é reconhecido como um importante articulador entre os serviços de saúde e a comunidade em que trabalha pois ele é o primeiro contato entre o usuário do sus e a unidade de saúde, entretanto, diversos ACS enfrentam situações adversas de trabalho. O objetivo geral do estudo foi avaliar a qualidade de vida no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de uma cidade do interior da Bahia. Os objetivos específicos foram traçar o perfil socioeconômico e sociodemográfico da população estudada, além de avaliar os efeitos da rotina de trabalho dos mesmos. A metodologia caracterizou-se como descritiva exploratória. Essa pesquisa foi realizada em unidades de saúde da família. O cálculo amostral foi de 71 participantes. Foi utilizada a versão brasileira do questionário validado SF – 36. Como resultado, os ACS apresentaram boa ou muito boa qualidade de vida no trabalho, porém, é importante que se reflita nos resultados obtidos nos domínios vitalidade e de dor, afim de garantir uma boa qualidade de vida no trabalho para os agentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira Oliveira, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

[1] Graduanda em fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];

Monique Lulio de Souza Leite, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

[2] Graduanda em fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected]

Leonardo Costa Sampaio, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

[3] Fisioterapeuta. Docente da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Especialista. Orientador. [email protected]


Referências

BRASIL Ministério da Educação (BR). Proposta de formação de agentes comunitários de saúde: habilitação profissional técnica. Brasília (DF); 2004.

BREDEMEIER J, AGRANONIK M, PEREZ TS, FLECK MP. Brazilian version of the Quality of Care Scale: the perspective of people with disabilities. Rev Saude Publica. V. 4 N 48 2014.

FERREIRA, M. C.; NASTRI. M. V. S. Qualidade de vida no trabalho sob a ótica dos trabalhadores. R. Laborativa. v. 2, n. 1, p. 61-65, abr./2013. http://ojs.unesp.br/index. php/rlaborativa acesso em junho de 2016.

FILGUEIRAS AS, SILVA AL. Agente comunitário de saúde: um novo ator no cenário da saúde do Brasil. Physis. 2011.

FRANÇA, A. C. L.; RODRIGUES, A. L. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FORNO, C. D., FINGER, I. R. Qualidade de vida no trabalho: conceito, histórico e relevância para a gestão de pessoas. R. bras. Qual. Vida, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 103-112, abr./jun. 2015

GESSNER, C. L. S. Qualidade de vida das equipes de Saúde da Família do município de Timbó-SC. 2006.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2012

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINES WRV, CHAVES EC. Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do agente comunitário de saúde no programa de saúde da família. Rev Esc Enferm USP. V. 27. N.1. 2007.

MONTEIRO, E. M. A.; DINIZ, F. J. L. S.; LIMONGI-FRANÇA, A. C.; CARVALHO, J. V. F. O impacto da qualidade de vida no trabalho (QVT) no faturamento das indústrias metalúrgicas do Estado do Pará. Revista de Administração da UEPG, v. 2, n. 1, p. 18-33, 2011

NUNES, M. O. et al. O agente comunitário de saúde: construção da identidade desse personagem híbrido e polifônico. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n.6, p. 1639-1646, nov./dez. 2002.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Qualidade de vida. 2015.

PIAZI, M. D. Estresse no trabalho e lesões por esforços repetitivos (LER) em servidores públicos de uma Universidade no Estado do Rio de Janeiro: Estudo Pró-Saúde. 71f. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THEISEN NIS. Agentes Comunitários de Saúde (ACS): condições de trabalho e sofrimento psíquico [dissertação]. Santa Cruz do Sul (RS): Universidade de Santa Cruz do Sul; 2004.

VELOSO, E. F. R.; SCHIRRMEISTER, R.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. A influência da qualidade de vida no trabalho em situações de transição profissional: um estudo de caso sobre desligamento voluntário. Revista Administração e Diálogo, v. 9, n. 1, p. 35-58, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos