Editorial

Autores

  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i19.218

Resumo

               

Os periódicos científicos, normalmente  tem um papel fundamental na transferência e na difusão das novas informações técnico-científicas. São ferramentas para divulgação de resultados de pesquisas, em espaços apropriados e conhecidos pela comunidade científica.

Trata-se de um instrumento importante no processo de comunicação da ciência, que atua como uma espécie de  filtro seletivo, reproduzindo as ações e exigências próprias de um determinado campo  científico. Além disso, confere valor às pesquisas, na medida em que proporciona sua divulgação, abrindo-se às críticas de outros pesquisadores. 

Vários são os autores que consideram o Periódico científico como um  instrumental qualitativo, que garante a memória da ciência, apontando seu grau de evolução no tempo. Para além dessas considerações,  estabelece a propriedade intelectual, legitimando novos campos de estudo.

Considera-se pois,  um veículo, cujo papel principal, é veicular formalmente a comunicação científica mais representativa dos campos de estudo.

Quando pensamos na expansão da literatura científica no mundo, observamos que no Nordeste do Brasil ainda há poucas publicações especializadas em  divulgar pesquisas que sejam de interesse regional.

A Id on line Revista de Psicologia, tem empreendido esforços nessa direção, há pelo menos sete anos consecutivos. Atualmente acumulamos um acervo considerável de artigos científicos editados e abrigados em sua home-page.

Esses resultados, somados a grande aceitação do periódico pela comunidade acadêmica e também pelo  público em geral, tem nos servido de motivação para continuar a oferecer um trabalho sério, competente, que aprimora a cada dia sua qualidade editorial. Atualmente inclusa entre as principais bases de indexação nacional e internacional.

Nesta décima nona edição, traz ao público leitor 14 artigos que discutem temáticas relacionadas à Psicologia e Humanidade, ou com interface com as ciências humanas e da saúde.

São conhecimentos que revelam contribuições significativas para uma melhor compreensão sobre a nossa região.

 

Boa leitura a todos!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC/CE

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2013-02-08

Edição

Seção

Editorial