Livro em Pop-Up como ferramenta de Ensino: Compreensão dos Camundongos GFP / Pop-Up Book as a Teaching Tool: Understanding GFP Mice

Autores

  • Pâmala Évelin Pires Cedro
  • Camila Pachêco Gomes
  • Alana Caise dos Anjos Miranda
  • Laize Tomazi
  • Leandro Martins de Freitas
  • Patricia Belini Nishiyama

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2177

Palavras-chave:

Transposição didática, Materiais didáticos, Livro em pop-up, Proteína verde fluorescente.

Resumo

Metodologias de ensino-aprendizagem são constantemente discutidas entre os profissionais da educação. Ademais, conteúdos de cunho científico merecem atenção por serem mais dificeis de serem assimilados pelos alunos. Para tais conteúdos, métodos de transposição didática são requisitados. Este estudo apresenta uma proposta de material didático lúdico para a compreensão da proteína verde fluorescente (GFP), importante do ponto de vista científico. Um livro em formato pop-up é apresentado como ferramenta de ensino, para a compreensão dos camundongos GFP. Acredita-se que este instrumento seja capaz de instigar os alunos à voltarem sua atenção ao conteúdo, além de facilitar a compreensão.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Belini Nishiyama


 

 

Referências

AQUINORD, Eliane Cristina Gallo; ARAUJO, Elisabeth Adorno de. Lugar-escola: espaços educativos. Rev.Mal-Estar Subj, Fortaleza , v. 13, n. 1-2, p. 221-248, jun. 2013.

MARTINS, João Batista. A formação de professores no âmbito da abordagem multirreferencial. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 18, n. 3, p. 467-476, Dec. 2014 .

VIVIANI, Vadim R.; BECHARA, Etelvino JH. Um prêmio Nobel por uma proteína brilhante. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 24-26, 2008. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/qne/_atualidadesemquimicaumpr.artigocompleto.pdf >.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Relato de Experiência