Panorama Histórico da Etnomatemática no Cenário Mundial / Historical Panorama of Ethnomathematics on the World Stage

Autores

  • Rosaline Bezerra de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).
  • Jose Jakson Amancio Alves Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2153

Palavras-chave:

Contemporaneidade. Diversidade. Etnomatemática

Resumo

O prisma central desta pesquisa se insere em investigar os registros históricos da Etnomatemática. O tema é: Panorama histórico da Etnomatemática. Para dialogar com a temática utilizamos como referência D'Ambrósio (2005, 2008), Thees (2010), Rosa e Orey (2014), Oliveira et al (2019). Tem-se uma investigação de cunho bibliográfico seguindo uma abordagem exploratória. Buscamos respaldo teórico para responder a seguinte questão: Como se deu a construção histórica da Etnomatemática ao longo dos anos? Contudo, consideramos que os registros históricos apontam que a Etnomatemática existe desde os primórdios sendo emergente o reconhecimento, valorização e disseminação. Torna-se imprescindível conhecer as experiências Etnomatemáticas vivenciadas noutras sociedades e épocas, constituídas na diversidade em que se compõe espaços, grupos e sociedades na contemporaneidade. Portanto, tem-se que é relevante aceitar a diversidade presente advindas de infindas culturas de modo a preparar o indivíduo para a vida, a realizar adaptações quando necessário e compreender acima de tudo que precisamos de um modelo de ensino que acolha a todos, suas diferenças, explorando para além do decorar certas técnicas, definições, respostas.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosaline Bezerra de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

 

¹ Capítulo de Tese de doutoramento pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Professora da Rede Municipal de Educação de Mamanguape/PB. [email protected]. http://lattes.cnpq.br/6747480437098607.

Jose Jakson Amancio Alves, Universidade Estadual da Paraíba

² Orientador. Prof. Dr. Associado da Universidade Estadual da Paraíba. [email protected]. http://lattes.cnpq.br/7552236462781707.



 

Referências

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A visão engaiolada do mundo. Entrevista concedida para o IHU On-Line. São Leopoldo, 29 de agosto de 2005. Revista IHU ON-LINE - WWW.UNISINOS.BR/IHU. edição número 153, Disponível em: http://migre.me/600Vq. Acesso em 3 de fev. de 2019.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemático: uma síntese. Acta Scientiae: Canoas, v.10, n. 1, p. 7-16, jan./jun., 2008.

MELO, Thiago Brañas de. et. al. O Programa Etnomatemática como humanizador do Ensino de Matemática. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. Disponível em: https://ciaemredumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1376/1092. Acesso em: 4 fev. 2019.

OLIVEIRA, Rosaline Bezerra de. ETNOMATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE TURMAS MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE-PB. 181f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) -, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales- FICs. Programa de Doctorado em Ciências de La Educacion, Assunção, Paraguai, 2019.

OLIVEIRA, ROSALINE BEZERRA DE. ALVES, J. J. A. CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIX, Nº. 000182, 30/10/2019.

Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/contribuicoes-da-etnomatematica-na-formacao-docente

Acessado em: 05/11/2019.

OLIVEIRA, Rosaline Bezerra de; AZEVEDO, Joseane Batista de; SILVA, Marta Suely Madruga da; SILVA, Almir de Farias; ABREU, Marinaldo Pontes de; OLIVEIRA, Samuel Bezerra de; TARGIINO, Jairo Rangel. A Vivência dos Catadores 15 de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019a, vol.13, n.45, p. 763-772. ISSN: 1981-1179.

OLIVEIRA, Rosaline Bezerra de; AZEVEDO, Joseane Batista de; SILVA, Marta Suely Madruga da; SILVA, Almir de Farias; ABREU, Marinaldo Pontes de; OLIVEIRA, Samuel Bezerra de; TARGIINO, Jairo Rangel. Desafios da Formação Continuada de Professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019b, vol.13, n.45, p. 773-783. ISSN: 1981-1179.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. FRAGMENTOS HISTÓRICOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: COMO TUDO COMEÇOU? Anais IX ENEM- ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Publicado em 23 jun. 2014. Disponível em:https://www.academia.edu/338377/Fragmentos Históricos_Do_Programa_Etnomatemática_Como_Tudo_Começou. Acesso em 3 de fev. 2019.

THEES, Andréa. O Programa Etnomatemático como humanizador do ensino de matemática. Niterói: UFF-FE, 2010. Disponível em: <http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/ea000962.pdf>. Acesso em: 2 nov.2018.

WANDERER, Fernada; KNIJNIK, Geilsa. Discursos produzidos por colonos do Sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo. Revista Brasileira de Educação. V.13, n.39, set./dez., 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos