A Percepção dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis Quanto à Disciplina de Auditoria Contábil / The Perception of Accounting Science Students on Accounting Auditing Class

Autores

  • Viviane Barbosa de Sena Centro Universitário Vale do Salgado
  • Ramon Amorim Sena Faculdade Vale do Salgado - FVS

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2148

Palavras-chave:

Auditoria Contábil, Contabilidade, Discentes.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral verificar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis quanto à disciplina de auditoria contábil, e como objetivos específicos verificar o nível de conhecimento dos discentes em relação a disciplina de auditoria contábil e analisar a visão dos discentes quanto ao mercado de trabalho na área de auditoria contábil. Levantando a seguinte indagação: Qual a percepção dos discentes do curso e Ciências Contábeis do Centro Universitário Vale do Salgo quanto ao ensino da disciplina de auditoria contábil? Tendo assim um estudo de natureza básica com procedimentos exploratórios e abordagem quantitativa. Foi realizado no Município de Icó/CE, no Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) direcionado aos discentes da instituição, através da coleta de dados por meio de questionário devidamente estruturado contento 09 questões fechadas, onde a análise das mesmas se deu mediante a distribuição de frequência relativa. O estudo transcorreu durante o período de fevereiro a junho com a elaboração do projeto de pesquisa e de julho a novembro com a conclusão do artigo científico. Diante disso, averiguou-se que em termo de entendimento, é satisfatório o objetivo geral da pesquisa, onde através da pesquisa de campo realizada com os discentes, percebe-se que a disciplina de auditoria contábil tem uma grande significância para o curso de bacharel e vida profissional de um contador ou auditor, visando visa gerar novas formas de aprendizagem e aumento de conhecimento que poderá ser aplicado na prática da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Barbosa de Sena, Centro Universitário Vale do Salgado

1 Graduação em andamento em Ciências Contábeis. Faculdade Vale do Salgado, FVS, Brasil. [email protected];

Ramon Amorim Sena, Faculdade Vale do Salgado - FVS

2 Graduação em Ciências Contábeis. Especialista em Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira. Professor da Faculdade Vale do Salgado - FVS e do Centro Universitário Católica de Quixadá-CE.

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti Auditoria: abordagem moderna e completa– 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2019.

ATTIE, William Auditoria: conceitos e aplicações. – 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

CREPALDI, Silvio Aparecido Auditoria Contábil: teoria e prática / Silvio Aparecido Crepaldi; Guilherme Simões Crepaldi – 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2019.

DIAS, Sergio Vidal dos Santos Auditoria de Processos Organizacionais: teoria, finalidade, metodologia de trabalho e resultados esperados. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2015.

Fev. 2012. Disponível em:

<https://www.contabeis.com.br/artigos/678/conceito-e-importancia-da-contabilidade/>Acesso em: 28 abril 2019.

IUDÍCIBUS, Sérgio de Teoria da Contabilidade. – 11. ed. – São Paulo: Atlas, 2015.

Jun. 2013. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/263198923_Atuacao_do_egresso_do_curso_de_Ciencias_Contabeis_da_UNEMAT_-_campus_de_Tangara_da_Serra_no_mercado_de_trabalho>Acesso em: 10 abril 2019.

JUND, Sérgio Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos: teoria e 950 questões. – 9. ed – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

JÚNIOR, José Hernandez Perez Auditoria de Demonstrações Contábeis: normas e procedimentos– 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

LINS, Luiz dos Santos Auditoria: uma abordagem prática com ênfase na auditoria externa: contém exercícios – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

RIBEIRO, Osni Moura Auditoria Fácil / Osni Moura Ribeiro, Juliana Moura Ribeiro Coelho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2013.

SANTOS, José Luiz dos Fundamentos da Teoria da Contabilidade / José Luiz dos Santos, Paulo Schmidt, Nilson Perinazzo Machado. -- São Paulo: Atlas, 2005.

SANTOS, José Luiz dos Fundamentos de auditoria contábil/ José Luiz dos Santos, Paulo Schmidt, José Mária Matsumura Gomes. – São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos