Métodos da técnica do DNA recombinante feitos na Escherichia coli / Recombinant DNA technique methods made in the Escherichia coli
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2147Resumo
As bactérias sempre foram vistas ou comparadas apenas ao acometimento de patologias no ser humano. A partir do aprimoramento de metodologias provenientes dos avanços da Engenharia Genética, foi possível desenvolver a tecnologia do DNA-recombinante. Sendo possível sintetizar enzimas industriais, hormônios de crescimento, vacinas, medicamentos entre outros produtos que contribuíram para o avanço da biotecnologia e da indústria farmacêutica. O presente trabalho pretende analisar e apresentar as aplicações e finalidades de utilização da Escherichia coli em processos biotecnológicos, descrevendo seu método de extração hormonal, a partir da técnica laboratorial.
Downloads
Referências
CHAVES, R. V. A. Avaliação de dois clones de Escherichia coli recombinante quanto ao crescimento e expressão de antígenos de Leishmania chagasi (kmp11 e P36). Dissertação (Mestrado em Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.
CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia). A tecnologia do DNA recombinante. 2016. Disponível em: https://cib.org.br/dna-recombinante/. Acesso em: 12 de junho de 2019.
KASVI. Os princípios da clonagem molecular: DNA recombinante. 2017. Disponível em: < https://kasvi.com.br/clonagem-molecular-dna-recombinante/>. Acesso em: 5 de out. 2019.
LOPES, D. S. A. et al. A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus. 2012. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 10(1). pp.234-245.
MARTINS, A. R. N. Purificação de RNA por Cromatografia de afinidade com histidina imobilizada. Covilhã, Portugal. 2009. pp.28-33.
MOREIRA, C. Reino Monera. Rev. Ciência Elem., Vol. 3. (4): 255. 2015.
NASCIMENTO, A. A. C. et al. Tecnologia do DNA Recombinante. Universidade de São Paulo. 2007. 87 p.
ROSSI, Marcelo. Desenvolvimento do processo de cultivo de Escherichia coli RR1. São Paulo, 2001.
RESENDE, R. R. Biotecnologia Aplicada à Saúde: Fundamentos e Aplicações. Vol 2.1.ed. Editora Blucher, 2015. pp.16-64.
STELLA, A. E. Fatores de virulência em isolados de Escherichia coli provenientes de amostras de água, leite e fezes de bovinos leiteiros da região de Ribeirão Preto-SP, Brasil. Tese de doutorado - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP. São Paulo, 2009.
UJVARI, S. C. A história da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. São Paulo: Editora Contexto, 2012. pp 16-22.
ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L. M. P. Biologia molecular básica. 5.ed. 2014. pp.338-339.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.