Qualidade de Vida de Funcionários de serviços gerais em uma Instituição de Ensino / Quality of Life of General Service Employees in an Educational Institution

Autores

  • Marco Antônio Kroger de Lucena Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
  • Leonardo Costa Sampaio Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2137

Palavras-chave:

Funcionários. Qualidade de Vida. Trabalho.

Resumo

A qualidade de vida do trabalhador é fundamental para garantir o bem-estar dos funcionários e colaboradores de uma instituição, assim quando o mesmo é afetado reflete nos resultados da empresa e na satisfação e motivação do mesmo. Por isso é importante avaliar e analisar as condições de trabalhos oferecidas aos funcionários possibilitando assim chegar ao diagnostico, prevenção e intervenção. O estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida e estilo de vida de funcionários dos serviços gerais em uma instituição de ensino. O método de pesquisa é exploratório descritivo de abordagem quantitativa realizado em uma instituição de ensino superior na cidade de Vitoria da Conquista/BA. Para coleta de dados os colaboradores responderam o questionário da SF-36 e perfil individual de estilo de e qualidade de vida proposto por Nahas. Os escores de qualidade de vida dos funcionários submetidos a serviços gerais trabalho geralmente não foram altos, principalmente em relação aos domínios dor, saúde mental, limitação por aspectos físicos e vitalidade. Por sua vez, os melhores domínios da avaliação foram relacionados à capacidade funcional e aspectos sociais. Portanto, é necessário implementar medidas para avaliar a eficácia dos ajustes e adaptações do trabalho, para que esses processos possam melhorar a saúde ocupacional.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Kroger de Lucena, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

[1] Graduando em Fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Email: [email protected]

Leonardo Costa Sampaio, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)

2]Professor Orientador pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Atualmente atua pela ERGOFISIO, elaborando laudos e pareceres técnicos em Ergonomia, professor de Biologia do Colégio Sacramentinas., Professor da FAINOR (Faculdades Independentes do Nordeste), Docente em Cursos de Pós-graduação em Vitória da Conquista – BA. Membro do conselho editorial e parecerista da revista científica da Pós-Grad (2007-2011). Professor da UNIGRAD Pós Graduações e Faculdade de Guanambi - Pós graduações (desde 2010). Professor da Unipós - Pós-graduações para Enfermagem e Medicina (desde 2011).

 

 




Referências

ALVES, Cintia Rafaela, et al. Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista GUAL, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 205-227, janeiro-abril 2019.

AVANCI, Lilian Tonete. Qualidade de vida no trabalho: um estudo com os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo. Dissertação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, 2018.

BECKER, J. L. Qualidade de vida no trabalho: a realidade dos CPD’s. In: XII Encontro da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Belo Horizonte–MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAD, 2012.

BENAGLIA, M.D. A influência do ambiente de trabalho e do estilo de vida sobre a saúde do trabalhador. Bento Gonçalves, RS, Brasil, out. 2012.

CICONELLI, R. M. et al. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Revista Brasileira de Reumatologia, v. 39, n. 3, p. 143–150, 1997.

FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho. 1. ed. Salvador–BA: Casa da Qualidade, 2013.

FERREIRA, J.S.; DIETTRICH, S.H.C. The influence of the practice of physical activity on the quality of life of SUS’s patients. Saúde Debate. Rio de Janeiro. v. 39, n. 106, p. 792-801, jul-set, 2015.

FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. 2. ed. Brasília–DF: Paralelo 15, 2014.

FRANÇA, A. C. L.; RODRIGUES, A. L. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

KABAD, Lamis. Qualidade de vida dos funcionários administrativos de uma universidade privada. Dissertação. Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, 2011.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. A qualidade de vida no trabalho: relações com o comprometimento nas equipes multicontratuais. 1. ed. Curitiba–PR: CRV, 2015, p. 47–63.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4ª. ed. São Paulo: Prentice, 2013.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5ª. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2014.

MARQUES, Karine. Qualidade de Vida no Trabalho dos Servidores Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2014. 67f. Monografia. Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014.

MARTINS, R. M. Reconhecimento da inteligência prática e sua repercussão nos processos de saúde. 1. ed. Curitiba–PR: CRV, 2015, p. 233–246.

MARTINS, Guilherme Henrique et al. Análise dos Parâmetros de Qualidade e Estilo de Vida de Universitários. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. V. 11, n. 1, p. 22-30, 2013.

NAHAS, M.V.; BARROS, M.V.G.; FRANCCALATI, V. Pentáculo do Bem-Estar – Base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v 5; n(2); p 48-59: 2000.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em

administração. São Paulo: Atlas, 2013.

SILVA, Kaio Junior, et al. Qualidade de vida no serviço público: um comparativo entre funcionários efetivos e terceirizados do setor de segurança em uma Universidade Federal. Revista Foco. v.11, no3, p.35-52, jul./out. 2018.

SILVA, C. A.; FERREIRA, M. C. Dimensões e indicadores da qualidade de vida e do bem estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Jul–Set 2013, v. 29, n. 3, p. 331–339.

SOLÍS, J. A. Job satisfaction of construction professionals: case study in eastern Mexico. Revista de la Construcción, December, 2015, v. 14, n. 3.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos