Características do Transtorno de Ansiedade em Meio Acadêmico e Escolar: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Characteristics of Academic and School Anxiety Disorder: An Integrative Review of Literature

Nays Manoela de Lima, Diane Lucia de Souza Carvalho, Roberta Azevedo Vieira Leite Ramalho, Micherllaynne Alves Ferreira Lins

Resumo


A ansiedade social ou fobia social é um tipo de ansiedade caracterizada pela excessiva e persistente situação de interação social e desempenho do indivíduo. É uma doença grave e tem histórico que envolvem as ações sociais e familiares. O presente estudo teve como objetivo identificar através de uma revisão literária as características da fobia social nos acadêmicos, mostrando ao leitor os sintomas, a forma de tratamento, como identificar o transtorno, o modo de avaliação, causas, razões, e dentre outras.   Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa realizada na base de dados do BIREME com 12 artigos incluídos e discutidos dentre os autores que tratassem sobre a fobia social em acadêmicos e na idade escolar. Como resultado pode-se observar que a fobia é algo muito presente, possui um tratamento com base na teoria cognitivo-comportamental, instrumento utilizado pelo psicólogo como alternativa de abordagem ao indivíduo com tal problema. É um tipo de ansiedade que acomete mais mulheres e que se não for acompanhado com eficácia pode regredir a recaídas, fazendo com que o indivíduo desenvolva distúrbios bem mais avançados. 


 


Palavras-chave


transtornos fóbicos, de ansiedade, terapia cognitivo comportamental

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2131

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