A Psicopedagogia e a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior / Psychopedagogy and the inclusion of students with disabilities in higher education

Autores

  • Léa Barbosa de Sousa Centro Universitário INTA – UNINTA
  • Ingrid Soraya de Oliveira Sá Centro Universitário INTA – UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2129

Palavras-chave:

Inclusão no ensino superior, Aprendizagem, Psicopedagogia

Resumo

Este ensaio, baseado em obras de diversos autores e em documentos do Ministério da Educação (MEC), se propõe a discutir a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, a Psicopedagogia e a aprendizagem humana. Percebe-se, na última década, que a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Brasil teve um aumento significativo. A educação é o caminho para uma pessoa evoluir e, promover acessibilidade e respeitar a diversidade humana é dar oportunidades a todos. A Psicopedagogia em nosso tempo vem proporcionando novas possibilidades para que a universidade abra as portas para a inclusão. Historicamente, sabe-se que a Psicopedagogia surgiu na França com várias tentativas de solucionar as dificuldades de aprendizagem e do comportamento. Hoje em dia, com um trabalho desenvolvido nas instituições de ensino, empresas e hospitais, a Psicopedagogia vem alicerçando sua prática na prevenção e assessoramento a professores na comunidade escolar e universitária. A primeira parte deste artigo se dedica à psicopedagogia e à aprendizagem. Em seguida detém-se sobre as Leis e a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Por fim, descreve-se sobre o programa de inclusão no Ensino Superior no Brasil, onde a universidade é um espaço de construção do conhecimento não só para o estudante, mas para todos nela envolvidos. Na universidade, o acompanhamento psicopedagógico tem como foco a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Incluir o estudante com deficiência no Ensino Superior é acreditar no potencial que ele tem para aprender. Incluir é educar.

 

 

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Biografia do Autor

Léa Barbosa de Sousa, Centro Universitário INTA – UNINTA

1 Pedagoga, psicopedagoga, mestre em educação. Doutoranda em educação. Professora de graduação e pós, coordenadora da clínica de psicopedagogia no Centro Universitário INTA – UNINTA. [email protected];

Ingrid Soraya de Oliveira Sá, Centro Universitário INTA – UNINTA

2 Economista, especialista em controladoria e auditoria contábil, mestre em gestão empresarial. Doutoranda em Educação. Professora. Pró-reitora administrative no Centro Universitário INTA – UNINTA. [email protected]

 

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Publicado

2019-10-27

Edição

Seção

Artigos