Marketing Contábil Digital: Um Estudo Bibliográfico / Digital Accounting Marketing: A Bibliographical Study

Autores

  • Lucas Dantas Julião Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2126

Resumo

Na atualidade os escritórios contábeis têm percebido que também dependem de boas estratégias de marketing para conquistar e fidelizar os clientes, assim como qualquer outro ramo de negócio. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo analisar quais são as estratégias de marketing digital utilizadas pelos escritórios de contabilidade, através de uma revisão bibliográfica. A pesquisa é de natureza básica, qualitativa, com a aplicação do método bibliográfico, com base nas plataformas SPELL (Scientific Periodicals Eletronic Library) e SCIELO (Scientific Eletronic Library OnLine). Pode-se considerar que o marketing digital liga os contadores e escritórios contábeis no mercado aos potenciais clientes ofertas de serviços de valor que sejam efetivamente percebidas por eles. Todavia, os profissionais de contabilidade devem estar em observância junto ao Código de Ética da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Dantas Julião, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

Concludente do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-UniVS). Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ANDRÉ, Maria Rita; SILVA FILHO, Mauro Venício da. Plano de Marketing Digital para Pequena Empresa. 2017. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/ paper/2017/37/2017_37_14068.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2019.

ARMOSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.

BARROS, Rodrigo. Plano de marketing contábil 2019: já é hora de começar! 2018. Disponível em: <http://www.dominiosistemas.com.br/blog/plano-de-marketing-conta bil/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

BERTOZZI, Rodrigo D. Marketing contábil – a nova guerra dos contabilistas. 2002. Disponível em: <http://www.crcpr.org.br/new/content/publicacao/ revista/revista134/

marketing.htm>. Acesso em: 22 mar. 2019.

CHURCHILL, Gilbert A. Jr.; PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

FAMELI, Rogerio. Redes Sociais para Contabilidade: Como utilizá-las em sua estratégia de marketing digital. 2018. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/ artigos/5140/rede-sociais-para-contabilidade-como-utiliza-las-em-sua-estrategia-de-marketing-digital/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

FERNANDES JR., Sergio. A Contabilidade e o Marketing Digital. 2017. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/artigos/4337/a-contabilidade-e-o-marketing-digital />. Acesso em: 18 mai. 2019.

GABRIEL, Martha. Estratégias Digitais de Marketing. 2012. Disponível em:

www.martha.com.br/estrategias-digitais-de-marketing-2/>. Acesso em: 18 mai. 2019.

GARCIA, Ricardo da Silva. O conceito de Marketing. 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-conceito-de-marketing/62968/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

HERNANDES, Anderson. Conceitos de marketing aplicado ao mercado contábil. 2019. Disponível em: <https://www.andersonhernandes.com.br/conceitos-de-marketing-aplicado-ao-mercado-contabil/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

__________. Marketing Contábil 2.0 – Como conquistar clientes para a sua empresa de contabilidade. São Bernardo do Campo-SP: Tactus Editora, 2014.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LEÃO, Fernanda. Como contadores podem usar o LinkedIn a seu favor. 2017. Disponível em: <http://contasemrevista.com.br/mktcontabil.php?i=93-como-contadores-podem-usar-o-linkedin-a-seu-favor>. Acesso em: 22 mar. 2019.

LIMA, Ana Cláudia Marcelino; GUILABEL, Daniele Benetti; BRONZOLIO, Greicy Kely; QUAGGIO, Josilaine Moura. Marketing Contábil. Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP, ano 1., n.1, jan/jun de 2010. Disponível em: <http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no1/artigo3.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2019.

LINDAU, Hélder Campos. Marketing Digital para Contabilidade. 2018. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/artigos/4721/marketing-digital-para-contabilidade/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

NASCIMENTO, Anderson. Aprenda a fazer marketing no Twitter. 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/redes-sociais/Aprenda-a-fazer-marketing-no-Twitter/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

OLESKI, Ana. LinkedIn Para Contabilidade – Saiba Utilizar Essa Tecnologia Para Melhorar Seus Negócios. 2018. Disponível em: <https://aberturasimples.com.br/linkedin-para-contabilidade/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

REZ, Rafael. O que é Marketing: conceito e definições. 2017. Disponível em: <https://novaescolademarketing.com.br/marketing/o-que-e-marketing-conceito-e-definicoes/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

ROSA, J. A.; MARION, J. C. Marketing do escritório contábil. São Paulo: IOB – Thomson, 2004.

SILVA, D. G. V.; TRENTINI, M. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Rev. Latino-Am. De Enferm. Maio/Jun. 2002; 10(3).

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Comment