Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course /
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2107Palavras-chave:
Avaliação. Processo avaliativo. Ensino Superior. Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho objetiva verificar o quanto a prática avaliativa dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri se aproxima ou se distancia da proposta de avaliação processual, contínua e mediadora. Para isso, faz uma análise sobre os tipos de instrumentos avaliativos utilizados, a frequência com que a atividade avaliativa se processa, as concepções dos docentes em relação à avaliação e a relação discurso versus prática avaliativa. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de coleta de dados: um questionário de quesitos objetivos e questões discursivas, que foi respondido por professores do mencionado curso; entrevista semiestruturada com uma das coordenadoras do curso; e observação da fala espontânea dos professores. Os dados e informações coletados foram analisados quanti-qualitativamente, à luz do pertinente referencial teórico adotado. Espera-se que este trabalho investigativo contribua para a sistematização de conhecimentos referentes à prática avaliativa no ensino superior, ajudando a otimizá-la.Downloads
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