Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course /

Autores

  • Luzineide de Sousa dos Santos Vieira Faculdade Leão Sampaio
  • Maria Loureto Lima Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2107

Palavras-chave:

Avaliação. Processo avaliativo. Ensino Superior. Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho objetiva verificar o quanto a prática avaliativa dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri se aproxima ou se distancia da proposta de avaliação processual, contínua e mediadora. Para isso, faz uma análise sobre os tipos de instrumentos avaliativos utilizados, a frequência com que a atividade avaliativa se processa, as concepções dos docentes em relação à avaliação e a relação discurso versus prática avaliativa. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de coleta de dados: um questionário de quesitos objetivos e questões discursivas, que foi respondido por professores do mencionado curso; entrevista semiestruturada com uma das coordenadoras do curso; e observação da fala espontânea dos professores. Os dados e informações coletados foram analisados quanti-qualitativamente, à luz do pertinente referencial teórico adotado. Espera-se que este trabalho investigativo contribua para a sistematização de conhecimentos referentes à prática avaliativa no ensino superior, ajudando a otimizá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzineide de Sousa dos Santos Vieira, Faculdade Leão Sampaio

Especialista em Docência do Ensino Superior (UNILEÃO), em Ensino de Língua Portuguesa e Arte-Educação (URCA) e em Saúde Mental (UNILEÃO), graduada em Letras (UVA) e em Psicologia (UNILEÃO), Professora efetiva (SEDUC-CE) e Psicóloga clínica. [email protected];

Maria Loureto Lima, Faculdade Leão Sampaio

2 Mestra em Ciências da Educação, Professora Formadora da Universidade Patativa do Assaré (UPA) e Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), Assessora do Norte (FJN), Assessora Municipal na área de Gestão Pública (Gestão Escolar e Gestão Social), Professora da Faculdade Leão Sampaio.


Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e aplicações. São Paulo: Editora Ática, 2006.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação – mito e desafio. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005. Avaliação Mediadora – Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

____________. Avaliação Mediadora: Uma relação Dialógica na Construção do Conhecimento, In: Centro de Referência em Educação (on-line), Série Idéias, n. 22. São Paulo: FDE, 1994, pp. 51-59, disponível em <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf>, acesso: 12/04/2014.

KERLINGER, Fred Nicols. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais: Um Tratamento Conceitual. São Paulo: EPU/ EDUSP, 1979.

LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. 8ª Edição, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Ilha/Downloads/ldb_8.ed.pdf . Acesso em 02/05/2014.

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério. 2º grau. Série Formação de Professor).

RIOS, Terezinha Azero. Compreender e Ensinar: Por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SAVARAGO, Erika Aparecida. A Avaliação como uma Poderosa Aliada do Processo Ensino-Aprendizagem para Séries Iniciais do Ensino Fundamental, In: E-Faceq: Revista Eletrônica dos Discentes da Faculdade Eça de Queiroz. ISNN 1111-1111, n. 1, junho de 2012.

SOUZA, Nadia Aparecida de. Avaliação de Competências: O aperfeiçoamento Profissional na Área de Enfermagem, In: Estudos em Avaliação Educacional, v. 16, n. 32, jul./dez. 2005, p. 57-80.

TURATO, E. R.. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

TYLER, Ralph. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1975.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos