Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research

Autores

  • Kátia Maria de Moura Evêncio Universidade Estadual do Piauí, Brasil
  • Shearley Lima Teixeira UNIFOR – CE
  • Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues URCA
  • Flaviana Araújo Feitosa Centro Univrsitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO
  • Wesley Jonh da Silva Fontes Universidade Estadual do Piauí, UESPI

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2105

Resumo

Resumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma,  levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa.  O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica.

 

Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica.

 

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Biografia do Autor

Kátia Maria de Moura Evêncio, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

[1] Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, pela Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará. Docente da Universidade Estadual do Piauí, Brasil.  E-mail: [email protected];

Shearley Lima Teixeira, UNIFOR – CE

[2]  Especialização em Curso de Ensino pela Universidade Federal do Piauí.  Professora da Secretaria Municipal da Educação - Picos, Brasil.  Mestranda em Saúde Coletiva (UNIFOR – CE). [email protected];

Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, URCA

[3] Especialização em Psicologia Aplicada a Educação pela Universidade Regional do Cariri. Mestre em Educação (URCA). [email protected]

Flaviana Araújo Feitosa, Centro Univrsitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO

[4] Psicóloga pelo Centro Univrsitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO, Juazeiro do Norte, CE. [email protected];

Wesley Jonh da Silva Fontes, Universidade Estadual do Piauí, UESPI

[5] Pedagogo pela Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil. [email protected];



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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos