Síndrome de Burnout e os Cuidados da Terapia Cognitivo-Comportamental / Burnout Syndrome and Cognitive Behavior Therapy Care

Autores

  • Lúcia Fabíola Sobreira Costa de Souza Centro Universitário INTA
  • Martha Maria Macedo Bezerra Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2103

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, qualidade de vida, Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

A terminologia Burnout está relacionada a uma síndrome em que o indivíduo perde o sentido da sua relação com o seu trabalho, em que a execução das atividades já não possui mais importância, e seus esforços lhe parece ser inútil. O transtorno de Burnout está definido como síndrome psicológica, que implica em uma condução prolongada de estressores interpessoais em consequência da atividade laboral, regido por princípios multidimensionais do esgotamento emocional, do restringimento da realização profissional e a despersonalização. As ideologias sobre estresse não se encontra especificamente voltada a explosão de consumo, produção, a produtividade a qualquer custo, mas sim, envolve quotidianamente aos limites do ser humano. É necessário que as empresas/instituições implementem programas que tragam resultados positivos para a qualidade de vida, buscando estratégias, tais como Técnicas Cognitivos-comportamentais para desígnio da redução deste transtorno na conjuntura organizacional.   Para tal, otimizou-se pesquisa bibliográfica em livros, artigos e revistas publicadas na internet buscando favorecer um conhecimento amplo, como também, instrumentalização adequada no tratamento da síndrome de Burnout.

 

 


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Biografia do Autor

Lúcia Fabíola Sobreira Costa de Souza, Centro Universitário INTA

 1 Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pela UNINTA. fabiolaocireu@hotmail.com;


Martha Maria Macedo Bezerra, Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo

2 Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo. marthamacedo2016@gmail.com


 

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Publicado

2019-10-28

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