Estudo de Caso sobre o manejo Clínico face ao Adoecimento Psicossomático / Case Study on Clinical Management facing Psychosomatic Adequence

Autores

  • Vania Cristine de Oliveira Graduada em Psicologia e Pós-graduado em Promoção da Saúde e Psicologia Hospitalar, Departamento de Graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas. Patos de Minas, MG, Brasil. Mestranda em Promoção de Saúde, Universidade Franca. Franca, SP, Brasil.
  • Flavio Henrique Sousa Santos Graduando em Psicologia, Departamento de Graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas. Patos de Minas, MG, Brasil.
  • Glória Lúcia Alves Figueiredo Doutora em Enfermagem em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, Universidade de Franca, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7551-6210
  • Gilmar Antoniassi Junior Departamento de Graduação em Psicologia Faculdade Patos de Minas https://orcid.org/0000-0002-1809-1380

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2072

Palavras-chave:

Psicossomática. Dependência química. Codependência.

Resumo

A mãe com laços afetivos estreitos com seu filho tende a experimentar sentimentos hostis mediante à fragilidades e riscos, cujo controle de situações e a mobilização de esforços para amenizar o sofrimento alheio gera uma tendência à codependência. Diante disso, é possível relacionar a exposição à vulnerabilidade e situação de codependência como propiciadores para psicossomatização, pois a experiência de sentimentos não expressos é manifestada por sintomas fisiológicos e/ou emocionais. O que suscitou o objetivo do presente estudo em relatar ao adoecimento psicossomático e o manejo clínico de uma mãe co-dependente da adicção, por meio de um estudo de caso. Realizado em parceria com CAPS-ad e a Clínica Escola de Psicologia, em uma cidade da região do Alto Paranaíba, estado de Minas Gerais, Brasil.  Considera-se que a pesquisa possibilitou verificar a importância da psicoterapia em apoio à familiares de adictos, com indícios de adoecimento psicossomático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Antoniassi Junior, Departamento de Graduação em Psicologia Faculdade Patos de Minas

Coordenador do Curso de Psicologia desde sua abertura e funcionamento. Prof. Junior Antoniassi como é conhecido por todos. Graduado em Psicologia pela Faculdades Integradas de Fernandópolis, atualmente é Doutorando em Psicologia pela Uniersidade Empresalyares e Socyales (BA/AG). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (SP/BR). Pesquisador na área de Psicologia da Saúde e Relações Famíliares, atua com base nas linhas de pesquisas em Risco e Vulnerabilidade de Saúde em relação ao Uso de Drogas; Relações de Famílias na Contemporaneidade; Universidade Promotora da Saúde; Educação como processo mediador do sujeito – família – sociedade. No curso de Psicologia é responsável pelo Núcleo de Processos Educativos e Promoção da Saúde. Na Estrutura universitária da FPM, é Chefe do Departamento Pedagógico de Professores, Monitores e Estágios. Membro fundador do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos onde compõe a função de Vice-Coordenador.

Referências

AFORNALI, M., MESTRES, R. Por trás da aparência singela de mãe Curitiba: Popular, 2011.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-IV - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BEATTIE, M. Co-dependência nunca mais. Rio de Janeiro: Nova Era, 2007.

DIAS, M. F. A existência psicossomática: aspectos clínicos. Winnicott e-prints, vol.7, n.1, p. 16-48, 2011.

DROZDEK, B., WILSON, J. P. (2007). Voices of Trauma: treating survivors across cultures. New York: Springer, 2007.

ESTECA, F. M. A mãe e o desenvolvimento infantil nas teorias psicanalíticas. Rev. Univ. Ibirapuera, vol. 4, p. 11-16, 2012.

EKIMCHIK, O., KRYUKOVA, T. L., KHAZOVA, S. A. PO-08: comparing attachment addictive behavior patterns in women: addicts of intimate relationships and co-dependent mothers of adult sons. Journal of Behavioral Addictions, vol. 5, Supl. 1, p. 49, 2016.

FERNANDES, L. M. S., Antoniassi Junior, G. Drogas e a família, uma discussão da literatura. Psicol. Saúde Debate, vol. 2, n.º esp, p. 73-85, 2016.

FERRAZ, F. C. O primado masculino em xeque. Interlocuções sobre o feminino na clínica, na teoria, na cultura. São Paulo: Escuta, 2008.

FREUD, S. Um caso de histeria, Três ensaios sobre sexualidade e outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, S. A dinâmica da transferência. In:______. O caso de Schreber, artigos sobre a técnica e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996a.

FREUD, S. Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I). In: ______. O caso Schreber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996b.

FREUD, S. Recordar, repetir e elaborar (novas recomendações sobre a técnica da psicanálise II). In: ______. O caso de Schreber e artigos sobre técnica. Rio de Janeiro: Imago, 1996a.

FREUD, S. As neuropsicoses de defesa. In:______. Primeiras publicações psicanalíticas. Rio de Janeiro: Imago, 1996b.

LACAN, J. Televisão. Versão Brasileira, Antonio Quinet - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

LACAN, J. A direção do tratamento e os princípios de seu poder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LIONÇO, T. Corpo somático e psiquismo na psicanálise: uma relação de tensionalidade. Agora, vo. 1, n.1, p. 117-136, 2008.

MARINHO, P. H. F., SOUZA, G. M., TEIXEIRA, A. F. C. A dependência química e a codependência familiar: Uma revisão crítica. Periódico Científico Projeção Direito e Sociedade, vol. 6, n. 2, p. 47-54, 2015.

MORAES, L. M. P., BRAGA, V. A. B., SOUZA, A. M. A., ORIÁ, M. O. B. Expressão da codependência em familiares de dependentes químicos. Rev. Min. Enferm., vol. 13, n. 1, p. 34-42, 2009.

NASIO, J. D. Como trabalha um psicanalista? J.-D. Nasio; tradução, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1999.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10). 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PRATTAA, E. M. M., SANTOS, M. A. O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução. Psicol. teor. pesqui., vol. 25, n,. 2, p. 203-11, 2009.

PIRES, A. P. Psicoterapia psicanalítica focada nas emoções. Tempo psicanalítico, vol. 48, n. 2, p. 114-134, 2016.

QUINET, A. As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

VOLICH, R. M. Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

XAVIER, R. B. T., FERREIRA, C. V. L., PARAVIDINI, J. L. L. Adolescentes em conflito com a lei: função materna e a transmissão do nome do pai. Rev. mal-estar subj., vol. 11, n. 1, p. 41-64, 2011.

ZAMPIERI, M. A. J. Codependência: o transtorno e a intervenção em rede. São Paulo: Agora, 2004.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Estudo de Caso