Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / Ludic Recommendations about Teaching and Learning Process in Early Childhood Education

Autores

  • Girlene Geni Barbosa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2061

Palavras-chave:

criança, lúdico, brincar, aprendizado

Resumo

O presente trabalho tenta mostrar a importância de ver que o brincar não é mais apenas mais uma forma de lazer para os pequeninos, e sim uma ferramenta poderosa no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e assim o professor pode não só tornar a aula menos estressante, mas também pode criar um elo de ligação totalmente novo com o aluno se transformando em algo muito maior que  apenas aquele que mostra o conteúdo, para aquele que ajuda realmente no aprender do estudante. Tendo em vista a natureza curiosa da criança, levar brincadeiras, fazer passeios, propor pesquisas, ou até mesmo explorar o próprio ambiente da sala de aula e arredores pode ser uma experiência muito rica e produtiva para as crianças se mediado da maneira correta. Objetivando trazer uma reflexão a respeito de teoria de pensadores da área da educação, esse artigo tem como finalidade trabalhar o lúdico como uma ferramenta eficaz para o escolar enriquecendo cada vez mais o ambiente de sala de aula com o brincar que muito agrada a criança e a faz aprender melhor o conteúdo a ser trabalhado na educação infantil. Quanto ao estudo a metodologia  utilizada  foi a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem de cunho qualitativa onde os resultados apontaram inúmeras vantagens da ludicidade para a aprendizagem no processo da educação infantil.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlene Geni Barbosa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC – [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Docente na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central , Brasil Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]



 

                                              

Referências

ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C.. Construindo Pesquisas Coletivamente em Educação Matemática: Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Autêntica: Belo Horizonte, 2004.

COSTA, Wilma da Cruz; PINHO, Katia Elisa Prus. A Importância e a Contribuição do Lúdico no Processo Educaciona. 2008. Disponível em:http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1681-6.pdf. Acesso em: 3 Mai. 2019.

D'AVILA, C. M.. Eclipse d ludico. educação conteporânea, salvador, v. 15, junho2006.

JÓFILI, Zélia. Educação: Teorias e práticas: Piaget, Vigotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola . Universidade Católica de Pernambuco, dezembro 2002.

MANACORDA, Mario Alighiero. historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: cortez editora, 2010.

TOSCANI, Nadima Vieira et al. Desenvolvimento e análise de jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, são paulo, v. 11, agosto 2007.

VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. R.. Linguagem, desenvolvimento e prendizagem. 10. ed. são paulo: Ícone, 2006.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Comment