O Planejamento da Auditoria Interna dentro das Organizações / Internal Audit Planning Within Organizations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2051

Palavras-chave:

Auditoria, Auditoria interna, Controle Interno, Ferramentas de Gestão.

Resumo

Auditoria é um processo sistemático, que permite, através da coleta de evidências, determinar a confiabilidade e a qualidade da execução das atividades realizadas, de acordo com os critérios de auditoria, requisitos, políticas e procedimentos estabelecidos na organização, para tomada de decisão. É desenvolvida por profissionais que cumprem algumas competências e qualidades, que realizam seu trabalho em total conformidade proporcionando, assim qualidade e confiabilidade de seu trabalho. A necessidade de auditoria interna é manifestada em uma empresa à medida que aumenta seu volume de operações, sua extensão geográfica ou sua complexidade e impossibilita o controle direto das operações pela administração. Então, a auditoria interna é uma ajuda indispensável para a gerência no cumprimento de suas funções e responsabilidades, fornecendo análises objetivas, avaliações, recomendações e todos os tipos de comentários pertinentes sobre as operações examinadas. Por fim, é apresentado ao longo do trabalho diversos autores com suas teorias em torno do tema e suas contribuições significativas na revisão literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Rita Silva, FACULDADE VALE DO SALGADO

Concluinte do curso de ciências contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Icó – Ceará, Brasil.

E-mail: [email protected];

Ramon Amorim Sena, Faculdade Vale do Salgado (FVS). Iguatu – Ceará, Brasil.


² Contador. Especialista em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira pela Faculdade Católica Rainha do Sertão. Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Iguatu – Ceará, Brasil. E-mail: [email protected].

 

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Abordagem moderna e completa. Atlas, 2017. 9° ed. – São Paulo.

ALVES, Joaquim José dos Santos. Princípios e prática de auditoria e revisão de contas. 2015.

ALVES, Lucimeire; TIOSSI, Fabiano Martin; MILAN, Willyan Wilson. Auditoria contábil interna: seu papel e relevância para as organizações. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, v. 5, n. 3, 2016. Disponível em: <http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/204> Acesso em 8 de Maio de 2019.

ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e aplicações. Atlas, 2018. 7° ed.- São Paulo

CREPALDI, Silvio Aparecido; CREPALDI, Guilherme Simões. Auditoria contábil. Grupo Gen-Atlas, 2016.

JUNIOR, Jose Hernandez Perez. Auditoria das demonstrações contábeis. Editora FGV, 2015.

JUND, Sérgio. Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos: teoria e 950 questões. – 9° ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PAULA, Maria Goreth Miranda Almeilda. Auditoria Interna: embasamento conceitual e suporte tecnológico. Revista contabilidade, gestão e governança, 2009, vol. 3, no 1.

REIS, Aline de Jesus; DA SILVA, Selma Leal. A história da contabilidade no Brasil. Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, 2008, vol. 11, no 1.

RIBEIRO, Juliana Moura; RIBEIRO, Osni Moura. Auditoria fácil. Editora Saraiva, 2017.

RICARDINO, Álvaro; CARVALHO, L. Nelson. Breve retrospectiva do desenvolvimento das atividades de auditoria no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, 2004, vol. 15, no 35, p. 22-34.

SILVA, Alini da et al. Influência da auditoria sobre o gerenciamento de resultados. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 19, n. 3, 2016. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/article/view/11151> Acesso em: 3 de maio de 2019

VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues. Auditoria contábil. Editora UFSC, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Comment