As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições

Rafael Araújo Leal

Resumo


O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.


Palavras-chave


práticas pedagógicas; escola; conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v6i18.204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: