Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process

Autores

  • Marcos Antonio Araújo Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Emanuela Nayara da Silva Bandeira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Samira Bruno Diniz Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Cícero Cléber Brito Pereira Centro Universitário Vale do Salgado
  • Camilo de Oliveira Lourenço Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Cícero Rodrigo da Silva Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2019

Palavras-chave:

Comunicação, Estudos de Validação, Tecnologia

Resumo

O uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC>0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aula

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciências Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-308, 2011.

ALMEIDA, D. M. Elaboração de materiais educativos. São Paulo, 2017. (Apostila).

BENTO, L.; BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2017.

BRASIL, G. B. Tecnologia educacional para pessoas convivendo com hiv: Estudo de validação. 2017. 69 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, UEPA, Belém, 2017.

CASTRO, M. F.; LEMES, S. S. A integração das tecnologias de informação e comunicação na escola: o projeto político pedagógico nesse contexto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 2, p. 423-434, 2014.

GALINDO NETO, N. M. et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, 2017.

JOVENTINO, E.S. Desenvolvimento de escala para mensurar a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2010.

LOBO, A. S. M.; MAIA, L. C. G. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior / Use of technologies of information and knowledge as teaching-learning tools in higher education. Caderno de Geografia, [s.l.], v. 25, n. 44, p.16-26, 30 jul. 2015. Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2015v25n44p16.

MOREIRA, M. F.; NÓBREGA, M. M. L.; SILVA, M. I. T. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 56, n. 2, 2003.

PADOAN, R. R. S. M. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação, Unesp - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013

PEDRO, M. M.; CHACON, M. C. M. A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação. In: Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. p. 6609-6620.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

OLIVEIRA, M. S. Autocuidado na mulher na reabilitação da mastectomia: estudo de validação de aparência e conteúdo de uma tecnologia educativa. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

RIBEIRO, L. C. C. et al. Construção e validação de manual sobre Burnout em professores. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 7, 2017.

RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto a didática no ensino superior. Revista científica do ITPAC, Araguaína, v. 4, n. 3, p. 1-9, 2011.

SOUZA, A. G; LINHARES, R. N. Entre a Teoria e a Prática: um olhar sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores. Revista Contrapontos, v. 12, n. 1, p. 27-36, 2012.

TELES, L. M. R. et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 6, p. 977-984, 2014.

WILD, C. F. Validação de uma cartilha como tecnologia educacional com vistas à prevenção da dengue.2017. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Validação de Uma Cartilha Como Tecnologia Educacional Com Vistas à Prevenção da Dengue, Santa Maria, 2017.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos