A IMPORTÂNCIA DA COLPOSCOPIA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Bárbara Lacerda Menezes Silva, Aryellen Kellen Nunes Bezerra, Ana Vitória Gonçalves Ribeiro, Tayná de Oliveira Teles Antunes, Thais Parente Bezerra, Geraldo Diego Viana Macedo

Resumo


Introdução:Estudos apontam que o câncer de colo do útero é a segunda neoplasia mais presente do mundo. Entretanto, diversos são os meios de diagnóstico precoce e de acompanhamento dessa patologia, dentre eles destaca-se a colposcopia, fato que, em muito, deveria reduzir consideravelmente os índices dessa neoplasia cervical. A colposcopia é um exame subjetivo que visa rastrear lesões vaginais e uterinas que geralmente não são identificadas a olho nu e pode estar ou não associada a biópsia. Esse exame é solicitado quando a citologia oncótica identifica células alteradas ou quando a paciente já apresentou lesões pelo vírus HPV, de forma que alterações não perceptíveis nos método de rotina são visualizadas.Ademais, a colposcopia devidamente realizada é de suma importância para a confirmação de um laudo positivo ou negativo contado pelos métodos citológicos e histológicos. Dessa forma, o tripé diagnóstico (colposcopia, citologia e histologia) é de suma relevância apara um diagnóstico preciso e acompanhamento adequados das neoplasias de colo do útero. Objetivo: Analisar e descrever a importância da Colposcopia no diagnóstico precoce e consequente manejo correto do câncer de colo do útero. Método: Fez-se uma revisão sistemática e crítica de literatura com artigos das plataformas Scielo e Pubmed com os descritivos: Colposcopia, Diagnóstico Precoce, utilizando os descritores do DeCS. Foram incluídos estudos transversais, revisões sistemáticas e estudos de caso, sendo o critério de exclusão artigos que não contemplaram de forma global o tema escolhido. Assim, dos 22 artigos analisados foram utilizados 7, a partir do ano de 2004 a 2015 , baseando-se nesses critérios. Resultados: Objetivando evitar o desenvolvimento do câncer de colo uterino o ideal é que o diagnóstico seja feito precocemente, mesmo antes da manifestação clínica. No mais, os métodos utilizados para diagnóstico são o exame clínico, a citologia oncótica, a histologia e a colposcopia. A colposcopia é um exame visual usado para localizar a patologia pré-invasiva. Assim, anormalidades não encontradas no exame de rotina podem ser detectadas e encaminhadas para tratamento adequado e precoce. Conclusão: Destarte, é de suma importância a utilização de métodos diagnósticos que visem a detecção precoce do câncer do colo de útero, a exemplo da colposcopia, com intuito de visar um tratamento mais eficaz e uma sobrevida maior das pacientes acometidas por tal patologia.

 


Palavras-chave


Cancer do colo de útero, diagnóstico precoce, colposcopia

Texto completo:

PDF

Referências


CAETANO, Rosângela et al . Custo-efetividade no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino no Brasil. Physis, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 99-118, July 2006 .

DIZ, Maria Del Pilar Estevez e MEDEIROS, Rodrigo Bovolin de. Câncer de colo uterino – fatores de risco, Rev Med (São Paulo), v.88, n.1, 2009. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i1p7-15

JUNIOR, J.E.; CAVALCANTE, J.R.; SANTIAGO, R.O.; SILVA, D.S. Citologia Oncótica, Colposcopia e Histologia no Diagnóstico de Lesões Epiteliais do Colo Uterino. NewsLab, ed.

, 2004.

RAMA, C et al . Rastreamento anterior para câncer de colo uterino em mulheres com alterações citológicas ou histológicas. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 42, n. 3, p. 411-419, June 2008 .

REIS, Aldo Franklin Ferreira et al . Validade da citologia e da biópsia orientada pela colposcopia no diagnóstico do carcinoma cervical pré-clínico. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 21, n. 4, p. 193-200, May 1999 .

STOFLER, Maria Eduarda Carvalho Wagnes; NUNES, Rodrigo Dias; ROJAS, Paulo Fernando Brum; TRAPANI JUNIOR, Alberto; SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola. Avaliação do desempenho da citologia e colposcopia comparados com a. Arquivos Catarinenses de Medicina.vol. 40, no. 3, 2011.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.2016

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: